Resumo dos rumores sobre o iPhone 6

A Apple fará a sua conferência anual de desenvolvedores daqui algumas poucas semanas. O evento, chamado WWDC, normalmente se foca nas novidades a serem apresentadas pela empresa em termos de software. No entanto, até o fim desse ano teremos o lançamento do iPhone novo, o oitavo telefone lançado pela Apple e que provavelmente receberá o nome de iPhone 6. Diferente do iPhone 5S e 5C, que foram meros upgrades incrementais do modelo anterior, esse novo telefone promete trazer diversas novidades e mudar algumas das abordagens da Apple em relação a smartphones. Abaixo nós trazemos um resumo dos rumores mais contundentes sobre o novo aparelho.

 

iPhone 6

Tela

Esse é o rumor mais consistente até agora. É quase unânime queo novo iPhone virá em dois tamanhos diferentes, um com 4,7 e outro com 5,5 ou 5,7 polegadas. Isso é uma novidade tremenda para a marca, que até agora aderiu com muita timidez ao mercado dos phablets, ou telefones gigantes. A tecnologia da tela já não parece ser ponto de consenso, com alguns sites reportando resoluções de 1080p e outros relatando resoluções estranhas, acima de 720p, mas com o formato diferente do iPhone. Vindo da Apple é bem provável que seja mesmo alguma resolução maluca que ninguém produziu antes, mas que manterá a experiência Retina.

O material da tela também é um ponto de discussão interessante, já que há alguns relatos de que a Apple fez encomendas gigantes de safira, supostamente para usar na frente do telefone. Esse material já é usado no vidro de proteção da câmera e na cobertura do botão Home do iPhone 5S, que serve como leitor biométrico. Esse tipo de revestimento é basicamente inquebrável e usado em aplicações que necessitam de grande resistência, como em vidros de relógios de alto padrão.

Vidro iPhone 6

Design do Corpo

Aqui os rumores são absolutamente conflitantes, com algumas fontes de notícias relatando que o novo telefone terá alterações como a transição do botão de Liga/Desliga para a lateral do aparelho e que a frente do aparelho terá o vidro elevado, tornando o iPhone arrendondado, quando visto da lateral. Até rumores menos prováveis como a eliminação do botão Home como uma peça mecânica já circularam por aí.

Outra possibilidade interessante é que o corpo do novo iPhone seja feito de uma família de materiais chamada Liquidmetal, uma liga metálica bastante moderna desenvolvida nos EUA, e que o aparelho talvez seja produzido camada por camada, por meio de impressão 3D, o que o tornaria o primeiro equipamento de grande produção feito com esse tipo de tecnologia. Materiais da classe Liquidmetal são em geral extremamente resistentes a arranhões e quedas, além de serem dificilmente amassados.

O único ponto verdadeiro de consenso  é que o novo iPhone será até 20% mais fino que o modelo atual, tornando-o um dos telefones mais magrinhos do mercado.

Hardware

Esse tópico não trará nenhuma tremenda novidade, aparentemente. Talvez a maior diferença seja mesmo a provável incorporação de um chip NFC (i.e. Near Field Communication), que já é item normal em celulares da plataforma Android e que permite comunicação, reconhecimento e troca de informações rápidas entre aparelhos. Esse tipo de tecnologia é essencial para as iniciativas de usar o celular como cartão de crédito em estações de pagamento.

Não parece que haverá nenhuma mudança em termos de RAM, com os novos iPhones tendo o mesmo (pequeno) 1GB de RAM. O processador que será usado na oitava geração do telefone será a evolução natural do modelo atual, A7 ou A8, mas provavelmente a Apple anunciará algum número maluco dizendo que o novo chip é 435x mais rápido que o anterior, como de costume.

Outra novidade interessando é que possivelmente o novo iPhone trará recursos de carregamento sem fio da bateria. Esse tipo de tecnologia está disponível em alguns modelos da série Lumia da Nokia, mas até hoje não são muito populares. Realmente o uso desse tipo de abordagem pela Apple pode impulsionar tremendamente esse tipo de tecnologia.

Câmera

Algumas notícias completamente malucas estão circulando a respeito da câmera do novo iPhone 6. Rumores de que o aparelho terá a capacidade de controlar o flash de outros telefones próximos para melhorar a qualidade da luz no momento da fotografia são um exemplo.

As opiniões mais razoáveis, no entanto, dão conta de que o iPhone provavelmente manterá os 8MP da câmera do modelo atual, mas fará melhorias no sentido de permitir a entrada de mais luz no sensor eletrônico, de forma a tornar as imagens melhores em condições de baixa luminosidade. Além disso, parece que alterações de software trarão grande melhora nas capacidades de estabilização de imagem do telefone, tornando as fotos menos borradas, mesmo em condições adversar. Isso, associado às melhorias do processador central, farão com que as fotos sejam mais bem processadas, sem a necessidade de grandes peripécias em termos de hardware.

Aqui eu concordo plenamente com a Apple. Alguns telefones disponíveis no mercado trazem resoluções bem maiores como 12MP, ou até 16MP, e que não impactam de fato na qualidade da foto. De nada adiante ter uma câmera com um exagero de resolução, mas que precisa de um sol de meio-dia para tirar uma foto decente. A Nokia tem inclusive um telefone de 41MP, o Lumia 808 Pure View. À bem da verdade, fotos de 5MP já possuem densidade de pixels grande o suficiente para que as imagens sejam ampliadas para um papel de tamanho A3, o que, francamente, é mais do que suficiente para o usuário comum.

Conclusão

No fim das contas não temos nada muito mais sólido do que rumores para tentar imaginar como será o próximo iPhone. No entanto, a Apple tem um histórico enorme de ser péssima para guardar segredos, de forma que é bem capaz de vários desses rumores serem uma boa aproximação do telefone real, que conheceremos mais adiante esse ano.

 

Publicado em maio 16, 2014, em Apple, iPhone e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: