Para que se concentrar? Programa é capaz de rastrear várias pessoas ao mesmo tempo

Se você é paranóico quando o assunto é ser filmado talvez esse post não te agrade.

Um grupo de pesquisadores Suíços da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne apresentou hoje no International Conference on Computer Vision, realizado na Barcelona, uma solução de rastreamento em vídeo de múltiplas pessoas simultaneamente. O programa é composto basicamente por três algorítmos: Detecção, rastreamento e identificação.

As fases de detecção e rastreamento não são exatamente novidade, o problema aparece quando as pessoas que estão sendo rastreadas começam a cruzar os caminhos umas das outras. É aí que entra a etapa de identificação. Utilizando uma série de câmeras em posições diferentes o programa identifica características de cada indivíduo para poder identificá-los novamente caso algum fique momentaneamente escondido.

Além disso, por ser uma solução de software, não é necessário uma câmera especial, o que torna este programa ainda mais impressionante.

Confira abaixo um vídeo do programa em ação e note que mesmo quando as jogadoras se amontoam suas identificações não são perdidas:

É claro que a aplicação mais óbvia deste software está nos esportes, talvez não para auxiliar os juízes mas para ajudar os espectadores, afinal de contas todos adoramos realidade aumentada. Mas não é preciso muito para imaginar um mundo onde, a todo momento, temos nossos passos vigiados.

Publicado em novembro 7, 2011, em Curiosidades e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: