A influência de propagandas em seu cérebro

O que acontece quando compramos um sanduiche mesmo sem ter fome ou um refrigerante ainda que sem sentir sede? Será apenas gula?


Generalizando os tipos de propaganda que encontramos pelo mundo podemos separá-las em dois grupos: As propagandas que recorrem à lógica e bom senso para convencê-lo, como “Este carro faz 17 km por litro, completo de fábrica e é mais barato que a concorrência”; e as propagandas que apelam para influências não-racionais, o chamado neuromarketing, como “Aquela mulher da propaganda parece gostar muito desse carro, tenho que comprá-lo!”.

Sua lógica é irrefutável!

Apesar das várias pesquisas para aplicar este neuromarketing, o impacto destas propagandas no cérebro era ainda desconhecido. Até que, recentemente, pesquisadores da UCLA e George Washington University conduziram um estudo analisando justamente esta influência.

O estudo mostrou que as regiões do cérebro responsáveis por realizar decisões e processar emoções ficam mais ativas quando o indivíduo é deparado com propagandas de persuação lógica, inibindo a reação a certos estímulos. Em outras palavras, os anúncios lógicos provocam uma discussão interna no cérebro do indivíduo, onde ele analisa os prós e contras e decide por adquirir o produto ou não, enquanto que nos anúncios não-racionais o indivíduo entra em uma espécie de piloto automático, não pensando muito no assunto antes de comprar, um zumbi capitalista.

Liquidação ou apocalipse zumbi?

Somos apenas marionetes das empresas de marketing… Ou não! Apesar de facilitar a compra impulsiva, o neuromarketing não controla suas ações (ouviram meninas?). Portanto, se vocês estourarem o cartão ou cheque especial, não vale colocar a culpa nos publicitários, certo?

E vocês? Costumam gastar dinheiro sem pensar? Deixem seus comentários no espaço abaixo. E para se aprofundar mais no assunto cheque o site da UCLA neste link.

Publicado em novembro 4, 2011, em Curiosidades e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: