Maryfi transforma seu computador num roteador Wi-Fi

Já chegou em um hotel  e se encontrou num quarto que só fornecesse conexão por cabo e ficou sem internet no celular ou no tablet? Ou então na sua casa o Wi-Fi não chega com intensidade suficiente para ter acesso à internet nos cômodos mais distantes do roteador? Você possui um modem 3G e gostaria que o seu tablet ou o seu celular pudessem acessar a internet na mesma conexão? O Maryfi resolve todos esses problemas de forma grátis e extremamente simples.

O Maryfi é um programa para compartilhamento de conexões de internet. Ele faz uso da placa de rede sem fio de qualquer computador rodando Windows 7 e o transforma num roteador wireless completo com capacidade de compartilhamento de conexões com cabo, Wi-Fi ou mesmo 3G. Outros equipamentos acessam a internet através de uma rede Wi-Fi virtual criada pelo programa. Para  baixar o programa basta clicar nesse link, ou então ir ao site da empresa fabricante por aqui para conhecer mais sobre a iniciativa.

Como o Maryfi só está disponsível em inglês, nós vamos colocar aqui um breve guia para você poder começar a usar o programa imediatamente! Depois de instalar o programa muita pouca coisa tem que ser feita. Uma vez aberto o aplicativo, o primeiro passo é escolher qual a conexão que você quer compartilhar (a do modem 3G, a do cabo ou uma outra rede Wi-Fi, por exemplo). Para isso basta clicar no botão mostrado na figura abaixo (retângulo vermelho).

Interface e opções mais importantes do Maryfi.

Uma nova tela então mostrará todas as conexões disponíveis e que podem então ser compartilhadas pelo computador. Basta você procurar a conexão desejada para o compartilhamento e clicar com o botão direito e então selecionar a opção Propriedades (elipse vermelha na figura abaixo). Em seguida, clique na aba Compartilhamento (elipse preta) e, por fim, marque a opção “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet” (elipse verde). Agora basta clicar em OK e sua conexão já está configurada para ser compartilhada.

Principais opções para configurar o compartilhamento de rede.

Agora você pode escolher um nome e uma senha para a rede virtual que o Maryfi vai criar (retângulo preto da primeira figura).  Por padrão a rede criada se chama Maryfi e a senha é 12345678, mas você pode mudar para o que quiser, desde que a senha respeite os padrões WPA2 (8-63 caracteres ASCII ou 8-64 caracteres hexadecimais). Uma vez que você inserir o novo nome e a nova senha da rede virtual a ser criada, basta clicar no botão marcado pelo retângulo verde da primeira figura.

Pronto! Qualquer aparelho com tecnologia Wi-Fi próximo ao seu computador vai agora poder usar essa conexão de internet. Ou seja, o seu computador passa agora a funcionar como um roteador sem fio. Agora você pode ligar seu computador em um cabo e fornecer Wi-Fi para aquela parte mais distante da casa ou então compartilhar aquela conexão única num hotel com o seu celular ou tablet. É importante lembrar que existem várias formas diferentes de compartilhar uma conexão de internet, inclusive o Windows 7 consegue fazer isso de forma nativa, mas até hoje não encontrei nenhum programa que fizesse isso de forma tão simples e intuitiva como o Maryfi.

E você? O que achou do Maryfi? Você conhece outra forma interessante de compartilhar internet com outros aparelhos? Não deixe de colocar sua opinião ou experiência nos comentários.

Publicado em outubro 30, 2011, em Apps Windows, Rede e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. No meu não tem o nome compatilha do lado do nome rede oq eu faço

  2. Eduardo Henrique Souza de Rezende

    Não entendi direito, por favor me explique melhor. Você diz: “na sua casa o Wi-Fi não chega com intensidade suficiente para ter acesso à internet nos cômodos mais distantes do roteador? “… após utilizar o Maryfi… “Pronto! Qualquer aparelho com tecnologia Wi-Fi próximo ao seu computador vai agora poder usar essa conexão de internet. Ou seja, o seu computador passa agora a funcionar como um roteador sem fio”. Mas aí você diz: “Agora você pode ligar seu computador em um cabo e fornecer Wi-Fi para aquela parte mais distante da casa”. Ora, se o Wi-Fi não chega nos cômodos mais distantes e é neles que eu preciso utilizar meu computador não vai ter como se ele tem que ficar ligado em um cabo…se ele vai ficar ligado no cabo, vai ficar junto com o roteador que não leva o sinal aos cômodos mais distantes e fica tudo na mesma…

  3. Bem legal o tutorial de ligar um roteador no outro, mas como faço para ligar um ao outro usando esse programa sem cabos?

    Obrigado e parabéns pela iniciativa de ensinar

    • Pois é. Tem várias opções pagas e gratuitas aí pela internet, mas eu particularmente não vejo muito sentido, já que o sinal REAL, ou seja, aquele que está levando as informações do seu PC para o servidor DHCP não vai melhorar. Resumindo: se sua internet está lenta por conta da distância, o seu computador passaria a mostrar sinal cheio (pq ele pegaria o sinal de R2), mas a velocidade continuaria igual.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: