A magia da indução

Você provavelmente já viu alguma foto de uma cozinha super chique em sites ou revistas onde o fogão era algo de outro planeta: sem bocas, preto e com uma cara que custa mais que sua vida. São fogões que utilizam o aquecimento por indução. Mas um eletrodoméstico não é a aplicação mais impressionante da indução.

O fogão em si não se aquece, apenas a frigideira.

O fenômeno da indução ocorre quando uma corrente elétrica flui por um fio condutor resultando na formação de um campo magnético, e vice-versa. Quando um fio entra em contato com um campo magnético uma corrente elétrica é induzida no fio. Nestes fogões o campo magnético é formado nas bocas, e dentro da panela encontra-se um fio em espiral, no qual uma corrente elétrica é induzida, que por sua vez se aquece devido a resistência elétrica. Portanto é necessário uma panela especial para funcionar nesse fogão, e isso explica porque metade do ovo da foto não frita (mas duvido que fique como está na foto).

Mas essa não é a parte legal. O mesmo fenômeno é utilizado para derreter pequenas quantidades de metais sem o risco de contaminação. O metal é posicionado no centro de uma espiral cônica que concentra e aponta o campo magnético para cima, anulando a força da gravidade! O calor gerado pela resistência a passagem da corrente induzida é tão intenso que o metal fica incandescente e derrete, como pode ser visto no vídeo abaixo:

Mais alguns anos de pesquisa e poderemos comprar o sabre de luz do mestre Jedi Mace Windu no mercado mais próximo.

Publicado em outubro 29, 2011, em Curiosidades e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: