Acesse o painel de controle do seu roteador para configurar sua rede Wi-Fi

Aprender a ter acesso ao painel de controle do seu roteador é um passo necessário para a configuração de diversas funções na sua rede doméstica, como mudança da frequência de transmissão, configuração de DMZ, mudança de nome ou senha da rede sem fio, entre várias outras. No tutorial abaixo, nós ensinamos de forma simples como acessar o painel de controle de qualquer roteador. Esse guia é muito importante e serve de base para vários outros posts que postaremos aqui no TD Gadgets.

A primeira coisa que deve ser feita para se ter acesso ao painel de controle de um roteador é descobrir o IP do mesmo. Um guia sobre como descobrir essa informação pode ser encontrado nesse nosso outro post. O IP do seu roteador é o endereço dele na sua rede. Para acessar o painel de controle, basta inserir esse número na barra de endereço do seu navegador, como se você estivesse acessando qualquer outro site. O computador que estiver tentando acessar o painel de controle deve estar conectado ao roteador por meio de uma conexão com ou sem fio. Caso o seu roteador esteja configurado para não exigir credenciais para autenticação, o painel de controle aparecerá sem maiores dificuldades e você já terá acesso total ao mesmo.

Colocação do endereço do roteador no navegador de escolha.

No entanto, na maioria dos casos o roteador exigirá que você forneça o login e senha de administrador do aparelho para que você tenha acesso ao painel de controle. Esses dados podem ser encontrados no manual de usuário ou algumas vezes em uma etiqueta na parte inferior do aparelho. Os roteadores D-Link, por exemplo, usam por padrão de fábrica os seguintes dados:

Nome de Usuário: admin

Senha: (em branco)

Outros roteadores, como os TP-Link, usam por padrão as seguintes credenciais:

Nome de Usuário: admin

Senha: admin

Tente uma combinação dessas opções, caso o seu roteador seja de outra marca ou então dê uma rápida pesquisada no Google ou no site do fabricante do seu roteador para saber as credenciais padrão para o seu caso. Vale a pena observar que quem configurou a sua rede pode ter alterado a senha de fábrica para garantir que ninguém pudesse mudar as configurações do roteador. Caso seja esse o caso, você terá que descobrir essa senha por conta própria (perguntando para a pessoa que configurou a rede ou usando sua criatividade), ou então terá que resetar o roteador às suas configurações de fábrica, apertando o botão Reset durante alguns segundos diretamente no aparelho (isso vai fazer com que a senha volte a ser a de fábrica). Note que a sua rede pode deixar de funcionar até que o roteador seja novamente configurado. Não resete o seu roteador se você não souber configurá-lo novamente.

Pronto! Você agora sabe como acessar o painel de configurações do seu roteador. Cada fabricante disponibiliza uma interface diferente para ajudar o usuário a configurar o aparelho, sendo que na maior parte dos casos uma descrição de cada uma das funções e opções contidas no painel de controle tem uma pequena explicação dentro do próprio painel de controle. Consulte o manual do usuário impresso ou online, para se familiarizar com as opções específicas do seu roteador. E fique ligado no TD Gadgets para mais dicas de configuração de sua rede doméstica.

Publicado em outubro 25, 2011, em Rede e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. cara vlw veii tava mo tempo querendo mudar a senha do meu roteador vlw msm!

  2. Muito obrigado! Post utilíssimo, e o melhor, informações precisas – nem precisei procurar na caixa do meu roteador TP-Link informações como senha padrão e IP, já tava tudo aqui. Valew!

  3. pedro nascimento

    nao consigo
    :(

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: