Descubra o IP do seu roteador

Saber o IP do seu roteador é importante para que você possa acessar o seu painel de controle e assim poder configurar uma série de opções diferentes para que sua rede Wi-Fi ou rede com cabos funcione da maneira mais eficiente possível. Algumas das configurações que podem ser acessadas a partir do painel de controle do seu roteador incluem a frequência de transmissão do seu equipamento, a velocidade ou percentual de banda que pode ser usada por diferentes computadores na sua rede ou pelos diferentes aplicativos dentro do mesmo computador, quantas e quais as características das redes sem fio criadas a partir do mesmo roteador, além de várias opções de segurança como a senha da rede sem fio e a reserva de IP para máquinas específicas dentro da mesma rede.

Uma das formas mais simples de descobrir o IP do seu roteador é uma simples busca nos sites de pesquisa, como o Google. Se a pessoa que configurou a sua rede não tiver trocado o IP do roteador por razões de segurança ou preferência pessoal, basta você colocar o modelo do aparelho no Google que você facilmente descobrirá seu IP padrão. Alguns dos IPs padrão de várias marcas de roteadores podem ser encontrados na figura abaixo.

Lista de IPs padrão de diversas marcas de roteadores.

Outra forma simples de descobrir o IP do seu roteador é consultar a etiqueta na parte de baixo do corpo do aparelho ou o manual do usuário.

No entanto, pode ser que quem montou a sua rede tenha mudado o IP do roteador para um número diferente do padrão. Caso seja esse o caso, você terá que utilizar formas universais de identificação. Para isso basta que o seu computador esteja conectado ao roteador por meio de uma conexão sem fio ou por um cabo.

Caso seu computador seja um PC rodando Windows basta você abrir o Prompt de Comando e digitar um comando bem simples. Para abrir o Prompt de Comando, basta você usar o atalho Win+R e então digitar “cmd” (sem as aspas) e pressionar a tecla Enter. No Windows 7, basta digitar Prompt de Comando no campo de busca do menu Iniciar. Uma vez no Prompt de Comando basta digitar a seguinte linha:

c:\>ipconfig /all

O Windows então lhe dará vários números relacionados à rede em que seu computador está conectado, inclusive o IP do seu roteador, que estará sob o nome de Gateway Padrão ou Default Gateway, como no exemplo abaixo.

Exemplo do resultado para o comando de dados de IP.

Em um Mac, basta ir até as Preferências de Rede (é só digitar no Finder para encontrar esse programa), selecionar a opção Wi-Fi ou Ethernet (dependendo se você estiver conectado ao roteador através de uma rede sem fio ou por um cabo, respectivamente) e então clicar na opção Avançado. O endereço do roteador aparecerá de forma explicita logo abaixo do IP do seu computador. Não há uma forma tão simples de obter a mesma informação pelo Terminal, apesar de que é possível usar o seguinte comando para obter o IP do seu computador e outros endereços relevantes à sua conexão:

user$ ifconfig

Pronto! Se você conseguiu seguir os passos acima, você agora tem o endereço de IP de seu roteador e com ele você pode acessar o painel de controle e todas as configurações do aparelho. Fique atento para os posts dos próximos dias, onde ensinaremos a alterar diversas configurações de sua rede sem fio para torná-la mais rápida e estável. Caso você tenha alguma dúvida, não deixe de escrever nos comentários.

Publicado em outubro 24, 2011, em Rede e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: