Conheça o Swype, o teclado alternativo para android que me fez acreditar em magia

Já ouvi muitas reclamações voltadas ao teclado padrão do Android, mas nunca tive muitos problemas com o tal. Porém, quando ouvi falar do conceito do Swype não tive a menor dó em me livrar do tecladinho do robô verde. Se você não suporta seu teclado ou gosta de impressionar seus amigos, pode ter certeza que Swype não decepciona.

O conceito

O princípio do teclado Swype é escrever sem levantar o dedo da tela, você arrasta por todas as letras de uma palavra e algorítimos mirabolates (magia) fazem o resto. Parece muito esquisito a princípio, pois você nunca digitou dessa forma, mas em pouco tempo se torna algo natural. E se você está pensando “esse teclado nunca vai conseguir escrever o nome do meu amigo, Mastrúnfio”, está enganado! Assim que é instalado, o Swype automaticamente reconhece todos os nomes de sua lista de contatos. Pois é, os caras são espertos. Mas caso você precise digitar algo que não exista ainda em seu dicionário local, basta teclar normalmente, letra após letra.

As letras atropeladas não importam, fazer um traço por cima de e-x-e-m-p-l-o forma exemplo!

Este teclado também tem a função de auto correção, que na minha opinião funciona muito bem. As sugestões aparecem em uma faixa acima das letras e a palavra que ele acredita ser a certa fica em azul, como visto na figura acima (Exemplo, Templo, Expô-lo…). Caso a auto correção realize uma substituição incorreta basta clicar na palavra em questão que as sugestões voltam a aparecer acima do teclado.

Seja um mestre do Swype!

Não bastando ser um teclado prático e divertido de se usar, Swype possui várias funções que o tornam simplesmente genial. Muitas das funções utilizam o botão da figura abaixo que chamarei de “i”. Confira:

Prestem atenção nele, ele é importante.

Copiar, Recortar, Colar e Selecionar Tudo

Claro que o teclado padrão também consegue copiar e colar texto, mas não de forma tão elegante. Basta selecionar a palavra desejada (clicando nela duas vezes) e arrastar o dedo do botão “i” até a letra “C”. Este é o comando de copiar. Para recortar o procedimento é o mesmo, mas arrastando o dedo de “i” para “X”, e para colar, de “i” para “V”. Para selecionar todo o texto escrito arraste do botão “i” até a letra “A”. Simples, não?

Exemplo do comando das funções Copiar, Cortar, Colar e Selecionar tudo, respectivamente. Clique para ampliar.

Letras Maiúsculas

A primeira letra depois de uma pontuação é colocada em sua forma maiúscula automaticamente, mas para deixar qualquer letra em maiúscula (para escrever um nome próprio, por exemplo) basta arrastar o dedo da letra que se deseja maiúscula até acima do teclado, retornando sem retirar o dedo da tela para a próxima letra da palavra e continuar traçando.

Note como a palavra "Alguém" começou na letra A, passou para cima do teclado para deixá-la maiúscula e voltou para o L, continuando o resto da palavra.

Alterar para todas MAIÚSCULAS, todas minúsculas ou Primeira Maiúscula

Após digitar a palavra faça um traço do botão “i” até a tecla “shift”. Na barra de auto correção aparecerão as alternativas.

Neste exemplo resolvi colocar o celular no modo paisagem, pra fugir da rotina.

Desligar espaçamento automático

O padrão é que após cada palavra tracejada o Swype adiciona automaticamente um espaço, mas se você precisa digitar várias palavras sem espaçamento (para um login, por exemplo), basta arrastar da tecla de espaço até a tecla de deletar, desligando assim o espaçamento automático para a próxima palavra.

E-mail, login e senha

Para salvar uma palavra no dicionário local basta digitá-la e clicar nela na faixa de auto correção, assim uma opção de adicionar no dicionário irá aparecer, clique novamente para aceitar. Isto é especialmente útil para e-mails e senhas já que você pode salvar toda a palavra, incluindo @ e .com! Além de sequências de números.

Adicionar pontuação

Assim como em outros teclados, o Swype esconde algumas pontuações “atrás” de letras ou até de outras pontuações, como a interrogação atrás do M. No teclado comum você teria que segurar a letra M até aparecer a opção de interrogação, mas no Swype basta arrastar da letra que contêm a pontuação até a tecla de espaço. Dessa forma, para adicionar uma interrogação você faz um traço do M até o espaço.

Teclado de edição

Traçando do botão “i” até o botão de símbolos (logo a direita do “i”) ativa o teclado de edição. Ele é especialmente útil para editar e navegar textos maiores.

Esconder teclado

Muitas vezes você quer apenas ler algum texto e o teclado aparece para incomodar, para fazê-lo sumir trace do “i” até o botão de apagar (backspace).

Trocar o idioma do teclado

Na internet, grande parte do seu conteúdo está em inglês. Portanto realizar pesquisas em inglês tem a probabilidade de retornar muito mais resultados. Entrar toda vez nas configurações do Swype para alternar entre português e inglês seria muito incômodo, por isso existe um atalho! Basta arrastar do botão “i” até a letra “Q” para alternar entre idiomas. No botão que contêm a letra “Q”, logo acima da letra em si, está a identificação de qual língua está sendo usada no momento (Pt, En, etc).

Isso é tudo que sei crianças.

Como instalar

Convencido? Swype funciona nos Androids versão 2.0 ou superior, incluindo tablets, e existe a possibilidade que você já tenha ele instalado! Para checar pressione seu dedo em qualquer caixa de texto até aparecer um menu. Clique em “Método de Entrada” e o celular irá te informar todos os teclados instalados.

Caso ele não esteja lá, vá nas configurações de seu Android, clique em “Aplicativos” e selecione a opção “Fontes Desconhecidas”, não precisa ter medo, isto apenas permite que você instale algo que não foi baixado pelo Android Market. Em seguida acesse o site oficial do Swype clicando aqui e faça sua inscrição. Você receberá um e-mail com um link que deverá ser aberto no celular, pois é o arquivo que você deve instalar. Após instalar lembre de entrar nas configurações e mudar a língua do teclado para “Português Brasileiro”, dessa forma você poderá trocar entre português e inglês facilmente com o atalho ensinado acima.

Gostaram do Swype? Conte-nos suas experiências no espaço de comentários abaixo.

Publicado em outubro 22, 2011, em Apps Android e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Eu estava usando o SwiftKey X (pago, mas há uma versão de testes grátis) , mas há um mês baixei o novo Swype e agora estou usando um pouco de cada um.
    O SwiftKey é beeem rápido, autocompleta as palavras muito bem (só começar a digitar e apertar espaço ou então selecionar a palavra que você quer da lista), mas eu gosto de usá-lo mais no modo paisagem.
    Já o Swype funciona melhor no modo retrato, e é mais divertido de usar, apesar de eu não achá-lo tão rápido quando o SwiftKey, você acaba economizando tempo por não ter que virar o celular para o modo paisagem o tempo todo.

    Os dois são legais, e melhores que o teclado padrão do Android (que ficou até bom a partir do Gingerbread).

    • Nas opções do swype você pode reduzir a precisão para aumentar a velocidade do teclado. Eu não reduzo porque digito com swype sem prestar a menor atenção, por isso ele me impressiona tanto.

  2. Não sabia da magia do botão “i”… Coisa linda de deus esse app!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: