Descubra se sua Wi-Fi está sofrendo interferência de vizinhos

Cada roteador consegue transmitir o seu sinal sem fio em uma ou algumas frequências de rádio específicas. Normalmente o roteador pode ser manualmente configurado para transmitir em diversas faixas de frequência diferentes, mas eles tendem a sair das fábricas configurados sempre na mesma faixa de frequência, independente da marca e do modelo. Por conta disso, a frequência de transmissão de vários roteadores de uma mesma vizinhança é comumente idêntica. Isso pode gerar muita interferência e diminuir a qualidade da rede Wi-Fi de aparelhos que se encontrem em regiões com grande abundância desse tipo de sinal. Saiba abaixo como identificar se o seu roteador está sofrendo interferência de equipamentos próximos.

Downloads mais lentos que o normal em algumas horas do dia, conexão instável e falha de conexão podem ser sinais de que sua rede Wi-Fi está sofrendo interferência de redes vizinhas, principalmente em locais de grande concentração de redes Wi-Fi próximas que transmitam na mesma frequência, como em prédios residenciais. Abaixo pode-se ver um exemplo da grande quantidade de redes sem fio disponíveis num apartamento típico de uma grande cidade.

Exemplo da enorme quantidade de redes Wi-Fi disponíveis num apartamento comum de uma grande cidade.

Todas essas redes no mesmo lugar, transmitindo em frequências muito próximas ou até mesmo idênticas, cria grande interferência de sinal e queda na qualidade de cada uma das redes Wi-Fi envolvidas. Uma ótima ferramenta para descobrir se sua rede sem fio está numa região e numa frequência congestionada é o Wi-Fi Stumbler da Meraki. Essa ferramenta Java usa a placa de rede sem fio do seu computador para detectar as redes sem fio dentro do alcance, com detalhes sobre a frequência ou o canal de transmissão que essas redes estão usando, além de identificar outras características das redes detectadas, como força de sinal, marca do roteador e endereço MAC do aparelho. Um exemplo de leitura do Wi-Fi Stumbler pode ser visto abaixo.

Exemplo da detecção feita pelo Wi-Fi Stumbler.

A ferramenta monta um gráfico que mostra de forma intuitiva quais os canais de transmissão (ou frequência) mais congestionados. Em posse desses dados, você pode escolher de forma precisa qual o melhor canal de transmissão para configurar no seu roteador e assim se livrar da interferência à qual sua rede sem fio pode estar sendo submetida. Para mais instruções sobre como mudar o canal ou a frequência de transmissão do seu roteador, aguarde um tutorial do TD Gadgets que será lançado em breve!

Não deixe de colocar a sua opinião ou sugestão nos comentários abaixo. Inclua também o seu relato: você mora numa região com muito congestionamento de redes Wi-Fi? Quais são os canais mais usados na sua área?

Publicado em outubro 19, 2011, em Rede, Web Apps e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário