Confira as principais novidades do Android 4.0 Ice Cream Sandwich

Finalmente a espera acabou. Em um evento para a imprensa realizado nas primeiras horas da madrugada de hoje (19/10/2011), em Hong Kong, o Google revelou o novo sistema operacional Android 4.0 – Ice Cream Sandwich, e com ele o Galaxy Nexus (finjam surpresa).

A primeira grande revelação são as especificações do Nexus, confira abaixo:

Galaxy Nexus

Rede: HSPA+ 21 850/900/1900/1700/2100; EDGE/GPRS (4G LTE dependendo da região)

Processador: 1.2GHz dual-core

Tela: 4.65 polegadas 1280 x 720 HD Super AMOLED

Sistema Operacional: Android Ice Cream Sandwich

Câmeras: traseira – 5 megapixel, Frontal – 1.3 megapixel

Vídeo: Gravação e reprodução em 1080p (30fps, MPEG-4/h.263/h.264)

Conectividade: Bluetooth 3.0, USB, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, NFC

Sensores: Acelerômetro, compasso, giroscópio, luminosidade, proximidade, barômetro

Memória: 1GB ram + 16/32GB armazenamento

Bateria: 1750mAh

Dimensões: (135.5 x 67.94 x 8.94) mm; 135g

Infelizmente a bateria não é imensa como nos boatos; e não se engane, 4.65 polegadas de tela não é proibitivamente grande pois agora nela estão inclusos os botões (como é feito atualmente nos tablets com Android) e a borda possui apenas 4.29 mm.

Note os botões agora inclusos na tela.

Galaxy Nexus.

Mudanças gerais

Foi dada grande ênfase ao fato do novo Android usar a fonte Roboto, que segundo eles, irá melhorar a visualização de textos e agradar de forma geral. Mas a alteração mais visível deve ser os botões no inferior da tela. Por possuir uma barra de pesquisa em todas as janelas principais, o botão dedicado a esta função foi retirado. Além disso, o botão mais à direita agora exibe os apps recentemente abertos e suas visualizações, que podem ser navegadas rolando a tela para cima ou para baixo. Para retirar um app específico desta tela basta arrastá-lo para qualquer um dos lados e para acessá-lo basta um clique. Estes movimentos se repetem bastante nesta nova versão do Android.

O botão circulado em vermelho abre a tela de apps recentemente abertos.

Outra grande vantagem dos botões virtuais é a capacidade de se reposicionar de acordo com a orientação da tela. Na minha opnião, a maior vantagem é a possibilidade de esconder completamente os botões, ganhando mais espaço de tela para assistir vídeos, por exemplo.

Modo de desbloqueio

O Ice Cream Sandwich traz consigo um novo modo de desbloquear seu aparelho concebido com a intenção de substituir as telas com senhas. Basta encarar o celular que sua câmera frontal e softwares de reconhecimento de face liberam sua entrada, ou não. Na demonstração o celular falhou em reconhecer o seu dono, mas não se travou para sempre, ofereceu no lugar a tela clássica de senha por gestos.

Notificações

À primeira vista a barra de notificações não parece ter sofrido alterações, mas prestando atenção nota-se que ela está muito melhor. Agora os apps tem mais liberdade para deixar as notificações mais ricas, adicionando figuras ou controles como play e pause. A navegação das notificações ocorre de forma idêntica a dos apps recentemente abertos, arrastando para cima/baixo, clicando para abrir e arrastando para o lado para finalizar uma notificação específica. Pode-se também acessar a barra de notificações sem desbloquear o celular, economizando um bom tempo.

Widgets

Os widgets estão muito semelhantes aos encontrados hoje em dia no Android 3.1 – Honeycomb. Agora com mais funções como a de mostrar suas fotos empilhadas e mostrar seus e-mails com possibilidade de rolagem dentro do widget, além da capacidade de redimensionamento, aumentando suas possibilidades de customização. O acesso aos widgets também foi melhorado, posicionado agora junto com os apps do aparelho; basta selecionar a opção “Widgets” na aba no topo da tela.

Note no topo da tela a aba de widgets (destacado) e, à esquerda, apps.

Widget do Gmail com rolagem das mensagens na caixa de entrada e, abaixo, widget do Youtube com vídeos empilhados.

Pastas

Agora muito mais úteis do que em suas versões anteriores, as pastas mostram uma pré-visualização de seu conteúdo. Para criá-las basta arrastar um app para cima de outro. Além disso, agora pode-se adicionar atalhos de contatos às pastas, criando assim uma tela de discagem rápida. A partir desta versão do Android pode-se também prender pastas e apps na barra inferior (onde se localiza o botão de “discar”), semelhante ao que ocorre no iOS.

Print Screen!

Finalmente! Nesta atualização você poderá capturar sua tela pressionando o botão de diminuir o volume em conjunto com o de desligar. Não dá pra entender porque algo tão simples demorou tanto.

Teclado

O novo teclado Android vem com várias promessas:

  • Mais responsivo;
  • Mais preciso;
  • Correção gramatical e correção automática melhorados;
  • Copiar e Colar melhorados – agora pode-se selecionar a palavra e arrastá-la para a posição desejada;
  • Fala para texto – não é mais necessário esperar o celular processar uma frase para falar a próxima, pode-se ditar constantemente que o Android analisa o que foi dito sem parar de gravar e é possível ver o texto sendo digitado.

Apps integrados

Câmera

A câmera de 5 megapixels pode parecer decepcionante uma vez que vários celulares já possuem câmeras de 8, inclusive o iPhone 4S. Mas, tomando emprestado palavras da maçã rival, o que importa não são os megapixels e sim o desempenho.

Esta nova versão do Android conseguiu finalmente melhorar a velocidade da câmera, não somente facilitando o acesso à mesma com a adição do atalho na tela de desbloqueio do aparelho, mas realmente reduzindo o tempo de recuperação da câmera, o tempo de espera entre fotos.

A câmera pode ser acionada arrastando o círculo para esquerda.

Além disso a câmera agora possui:

  • Reconhecimento de sorrisos;
  • Controle de foco e exposição automática – foco e exposição são ajustados no ponto da tela em que o usuário toca;
  • Panorama – capaz de criar fotos panorâmicas facilmente, como se estivesse filmando uma área;
  • Edição de fotos nativa – com vários filtros, correção de olhos vermelhos, alteração do ângulo da foto, etc.
  • Time lapse – vídeos filmados com poucos frames por segundo e reproduzidos com uma velocidade normal, fazendo com que dias virem minutos ou segundos, por exemplo;
  • Vídeo Snapshot – possibilidade de tirar fotos de alta resolução sem interromper uma filmagem;
  • Google+ – usuários do Google+ podem ativar upload automático de fotos e vídeos.

A galeria de fotos também foi remodelada, agora dando mais ênfase às fotos, que passam a ocupar a maior parte da tela.

Browser

O browser nativo está com várias novidades, onde destacam-se:

  • Tabs – um botão na parte superior direita da tela abre a visualização de abas, onde você pode ver a imagem de todas as páginas abertas. A navegação é feita de forma idêntica a dos widgets e notificações;
  • Por definição os sites abrirão em sua versão mobile, mas agora existe um botão que requisita a exibição do site em sua versão de desktop;
  • Favoritos sincronizados com os presentes no Google Chrome de seu computador;
  • Possibilidade de salvar páginas completas para visualização offline;
  • Incognito Mode – navegação privada.

Gmail

O app do Gmail foi completamente redesenhado. Os botões se alteram de acordo com o conteúdo sendo exibido, o botão “responder” aparece somente quando se está visualizando um e-mail ou um e-mail está selecionado, por exemplo. Quando se está visualizando um e-mail pode-se navegar para o próximo ou anterior arrastando o dedo na tela. Foi adicionado também a função de pesquisa de e-mail offline, sendo possível encontrar as mensagens dos últimos 30 dias.

Novo visual do Gmail.

Calendário

A exemplo do Gmail, o app do calendário também foi repensado de forma a simplificar a visualização. Sua apresentação está mais limpa e simples. Passam-se os dias arrastando o dedo para direita/esquerda e utiliza-se o gesto de pinça para exibir mais ou menos detalhes de um evento.

Novo visual do calendário.

Controle do gasto de dados

Esta função é inédita de forma nativa no Android. Esta novidade exibe um gráfico de uso dos dados do seu celular até o presente dia e oferece uma extrapolação para os próximos dias do mês. Você tem a opção de receber um aviso quando o volume transferido alcançar um certo valor podendo até mesmo bloquear automaticamente o uso de dados dali pra frente, evitando assim gastos extras na sua conta de celular. O programa também pode detalhar informações de uso de datas específicas e apps específicos, podendo até bloquear o uso da internet de apps individuais!

Controle do gasto de dados, dando destaque a um app específico.

People app

É seu novo caderno de contatos. Exibe fotos dos contatos no cabeçalho de suas páginas e reúne em um só lugar todas as informações sobre esta pessoa, como telefone, e-mail, facebook, twitter, etc. Ficou muito parecido com a tela de contatos do Windows Phone 7, ou seja, muito bonito. Aqui são exibidos também atualizações dos contatos nas diferentes redes sociais.

Seus contatos.

Atendendo o telefone

Ao receber uma ligação é exibida uma tela com uma bela foto de quem está ligando, se você a tiver nos contatos, claro. Aparecem também controles semelhantes aos da tela de desbloqueio. Um círculo que pode ser arrastado para a direita para atender, para a esquerda para desligar e para cima para enviar um sms automático, como “estou ocupado, ligue mais tarde”.

Direita atende, esquerda desliga e para cima envia SMS pré definido pelo usuário.

NFC

Near Field Communication foi introduzido no Nexus S e, com o Ice Cream Sandwich, ganha várias novidades sendo a palavra chave “compartilhar”. Compartilhar links da internet, compartilhar mapas do Google maps, compartilhar vídeos do Youtube, até “compartilhar” jogos, ato que gera um link para o Android market. Esta função se chama “Android Beam” e lembra um pouco um app chamado “Bump”, apesar do NFC compartilhar apenas links enquanto que o Bump pode compartilhar arquivos. Finalmente aplicações do NFC que podem ser utilizadas no dia a dia.

Considerações finais

UAU! Grandes mudanças. E é claro que isso não é tudo, são apenas as principais. Windows Phone 7 e iOS 5 que se cuidem, pois aqui vem o Android 4.0!

E o que vocês acharam? Comparado às novidades do iOS 5 o Ice Cream Sandwich foi superior ou deixou a desejar? E quanto ao Windows Phone 7.5 (mango)? Deixem suas opiniões e comentários no espaço abaixo.

Publicado em outubro 19, 2011, em Android e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Pelo menos com o Cyanogen Mod 7.1 eu já posso tirar screenshots e “empurrar” as notificações para fora da tela. Espero que eles façam uma versão com ICS logo, pois a Samsung ainda está apenas “testando” o Gingerbread para o meu celular.

    Gostei das novidades da câmera, mas eu queria ver também um botão dedicado para tirar fotos (de preferência com dois níveis) como eu já tinha no meu velho Nokia N86…

  2. E será q vai sair pro nexus s logo?

  1. Pingback: Saiba tudo sobre o iPhone 4S, o último lançamento da Apple « TD Gadgets

  2. Pingback: HTC e VIVO anunciam o primeiro Windows Phone 7 no Brasil « TD Gadgets

  3. Pingback: Nexus Galaxy será vendido no Brasil « TD Gadgets

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: