Os melhores apps de iOS para você acompanhar futebol

Quantas vezes você não pôde estar em casa para assistir aquele jogo do seu time ou o jogo da seleção? Em quantas festas de família você ficou perguntando pra qualquer pessoa com um smartphone qual era o placar do jogo? Chato, não é mesmo? Mas se você tem um iPhone ou um iPad você pode usar um dos vários apps gratuitos disponíveis para acompanhar, em tempo real, os jogos do seu time favorito ou da seleção brasileira. Para variar, a App Store é cheia de opções boas e de opções ruins para esse tipo de aplicativo. Nesse nosso levantamento nós selecionamos os melhores apps de futebol disponíveis na App Store brasileira. No final nós também fazemos uns comentários sobre os piores aplicativos que testamos.

O que há de melhor

iG Futebol

Esse é o nosso preferido e funciona também no iPad. Ele trás os campeonatos brasileiros da série A e B, além de todos os campeonatos importantes nacionais e internacionais (inglês, italiano, UEFA e outros), sendo que o app também inclui os jogos amistosos da seleção brasileira. Em termos de funções o iG Futebol não podia ser mais completo, mostrando a tabela geral de cada campeonato, além de uma série de estatísticas sobre cada equipe ou jogador. É possível, por exemplo, saber quem rouba mais bola, quem mais chuta ao gol ou então qual a equipe mais faltosa do campeonato. Existe uma guia para que você acompanhe também as principais notícias de cada campeonato. A função minuto-a-minuto funciona de forma impressionante e você fica sabendo de cada lance quase que imediatamente. O aplicativo é extremamente atualizado e ele colhe as informações da internet de forma rápida e muito simples. A interface é muito intuitiva e os anúncios são os mais discretos que já vi (eu demorei uns dois dias para perceber que o app vinha com propaganda). O único problema do iG Futebol é que todos os menus são em inglês e isso pode ser complicado para algumas pessoas, apesar dos resumos das partidas e as notícias são em português.

Para baixar o iG Futebol, clique aqui.

TV Globo Brasileirão 2011

Apesar do app possuir muitas reclamações na App Store, ele se comportou muito bem durante nossos testes e possui compatibilidade com iPhone, iPod e iPad. Ainda que seja limitado ao campeonato brasileiro o app é bastante completo, trazendo os resultados do jogos, uma guia para notícias sobre a competição e uma tabela para a artilharia do campeonato, além de, claro, a classificação geral. O maior destaque desse app é que cada gol pode ser visto no próprio celular (basta arrastar o dedo para os lados bem em cima do resultado do jogo) e a qualidade dos vídeos é impressionante. Esse app só não é o meu favorito por ser limitado ao campeonato brasileiro e por sua interface, que é muito confusa e poluída (esse atalho mesmo para ver os vídeos com os gols eu descobri completamente por acidente), apesar dos anúncios serem os mais discretos possíveis. O outro defeito sério do app é a falta de uma função minuto-a-minuto (afinal de contas, a Globo prefere que você acompanhe o jogo na TV e não no iPhone). Esse app também pode ser encontrado no Android Market.

Para baixar o TV Globo Brasileirão, clique aqui.

Globo Esporte.com

Esse app é uma versão móvel do site do Globo Esporte (http://globoesporte.globo.com/) e tem tudo o que você pode esperar de um app de uma grande empresa como a Rede Globo. O aplicativo, disponível para todos os iDevices, é focado na série A e B do campeonato brasileiro, não havendo regionais ou internacionais, pelo menos no momento. A maior vantagem do app são as notícias, que são precisas, abundantes e ótimas para serem lidas no iPhone. A função de minuto-a-minuto também está presente. A coisa que eu mais sinto falta nesse app são os vídeos com os melhores momentos das partidas, que são sempre disponíveis no site normal, mas que não se encontram na versão móvel. O programa pode filtrar as informações do seu time de escolha para que você não seja bombardeado com notícias ou resultados que não te interessam e a atualização de informações é rápida e constante. O Globo Esporte.com também vem com anúncios, e esses são chamativos e com resolução inadequada para a tela do iPhone 4. A falta de otimização do app como um todo para o retina Display do iPhone 4 também faz com que os ícones fiquem todos um pouco feios e pixelados (inclusive o próprio ícone do app é de baixa resolução e fica muito feio na tela do iPhone 4). Para quem usa Android, esse app também está disponível para o robô!

Para baixar o Globo Esporte.com, clique aqui.

Placar UOL

Esse é outro aplicativo super popular no iPhone e no iPad e não é à toa. Na minha opinião ele só fica atrás da competição na sua interface. Ela também não é completamente adaptada para o Retina Display do iPhone 4 e, por ser bem mais colorida e cheia que a do Globo Esporte.com, os ícones pixelados acabam chamando muita atenção. No entanto, as funções do programa são muito boas e estáveis. Há disponibilidade de jogos minuto-a-minuto, as tabelas são atualizadas com rapidez e é possível ler notícias sobre os times e os campeonatos diretamente no app. Outro ponto importante é a quantidade de campeonatos que o app acompanha: tem os campeonatos europeus mais importantes, além do Brasileirão séries A, B e C, mundial sub-20, amistosos da seleção e outros. Uma falha importante do programa estão nos anúncios incorporados que, apesar de muito discretos, têm resolução pobre e deixam o app todo um pouco mais feio. Quem usa Android pode baixar esse app também.

Para baixar o Placar UOL, clique aqui.

Futebol Sport TV

O foco principal desse app são as notícias sobre futebol diretamente no iPhone, iPod Touch ou iPad e não a transmissão dos jogos em si. O usuário tem acesso a vídeos com os melhores momentos de vários campeonatos do mundo todo, junto com notícias específicas para cada um dos maiores clubes brasileiros. O Brasileirão 2011 possui uma guia dedicada na qual o usuário tem acesso a tabelas de classificação e calendário de jogos. O aplicativo é livre de propagandas, mas possui guia exclusiva para a programação dos canais Sport TV. Esse programa está mais para uma fonte de informações e notícias para se ter no bolso do que realmente um substituto de rádio e TV para acompanhar os jogos quando você está fora de casa. O diferencial mais importante desse app é a seção blogs, onde você pode ler o conteúdo de vários comentaristas de futebol famosos direto no celular. Como maior defeito eu aponto as frequentes falhas de conexão com o servidor. Não dá para contar muito com o app, sendo que algumas vezes por dia ele ficou completamente fora do ar durante vários minutos de cada vez.

Para baixar o Futebol Sport TV, clique aqui.

Esportes O Globo

Esse é outro app exclusivo para o Brasileirão 2011 e pode também ser usado em qualquer iDevice. Tudo funciona bem e o usuário tem acesso a muitas notícias sobre os times e os atletas, além de tabelas de artilharia. O app não é dos mais leves, mas carrega tudo numa velocidade razoável e se mantém sempre atualizado. A interface também é muito boa, sendo limpa e intuitiva, apesar da diagramação dos textos em si não ser muito boa e as propagandas serem também um pouco intrusivas e incompatíveis com o Retina Display do iPhone 4. O app também é bastante voltado para notícias e dá a impressão dos jogos em si serem secundários (o que é de se esperar de um aplicativo feito por um jornal). Com esse app também é possível ler as colunas de diversos comentaristas de futebol que também escrevem no site e no jornal impresso. A sessão de blogs também traz notícias específicas sobre os maiores clubes do país. Curiosamente ele também sofre do problema do Futebol Sport TV, tendo às vezes bastante dificuldade para conectar com o servidor remoto para buscar as atualizações de tabela e de outras estatísticas. Eu não uso esse app no dia-a-dia porque perdi a confiança depois dele ter me deixado na mão algumas vezes, por falta de conexão. Usuários de Android também têm acesso ao app pelo Android Market.

Para baixar o Esportes O Globo, clique aqui.

Lance Brasileirão

Esse app também é a versão móvel do site http://www.lancenet.com.br/, mas dedicado exclusivamente ao Brasileirão 2011. Tudo o que você pode querer pode ser encontrado no programa, desde lances minuto-a-minuto em tempo real, até notícias e tabelas do campeonato. O app é compatível com iPhone, iPod Touch e iPad. Quando você abre o app pela primeira vez ele pede para você escolher um time. Esse time passa então a ser colocado em posição de destaque na interface, sendo fácil acessar informações como posição na tabela, número de jogos e próximos confrontos. O app também é muito leve, com atualizações frequentes e velozes, sendo uma ótima opção para quem só quer acompanhar o campeonato brasileiro. A maior crítica que eu tenho para esse programa é a interface que, apesar de intuitiva, exagera nas cores gritantes e é muito poluída. Outro ponto irritante é que só as propagandas e o ícone do app não são preparados para o Retina Display do iPhone 4, fazendo com que sua resolução pior fique ainda mais em destaque (o que é uma pena, já que os banners em si são bem discretos e não atrapalham a navegação).

Para baixar o Lance Brasileirão, clique aqui.

iFutebol

Esse é um app difícil de classificar. A impressão que tive ao testá-lo é que ele ainda não foi terminado. Por exemplo, o usuário encontra um grande “Anuncie Aqui” assim que entra no aplicativo e esse banner persiste por toda a navegação. A interface toda é mais do que simplista, parece não finalizada, sendo que os botões e ícones não combinam muito uns com os outros. Esse app é de um desenvolvedor independete (Rodrigo Felga) e os seus méritos, como a compatibilidade com qualquer iDevice, devem ser reconhecidos. O resultado dos jogos é atualizado rapidamente e o usuário pode escolher as fontes das notícias sobre os times a serem usadas pelo app (i.e. Globo.com, UOL, Super Esportes ou Terra). A função minuto-a-minuto não está presente, o que, novamente, é natural no caso de um aplicativo independente. Um diferencial é a sessão quiz, que é na verdade um jogo que roda dentro do app em que o usuário deve responder uma série de 10 perguntas para ganhar então um número de pontos. Nessa hora, novamente o jeitão mal acabado do programa vem à tona. O banco de perguntas conta com apenas 73 questões, sendo que já na primeira vez que fiz o teste, 2 perguntas apareceram repetidas.

Para baixar o iFutebol, clique aqui.

Os vergonhosos

Placar, TAM Futebol e Sporty Traider

Por onde começar? Esses apps, na minha opinião, não valem nem o teste. Começando com o Placar a primeira coisa que chama a atenção é que é muito difícil fazer o aplicativo funcionar. Eu mesmo baixei o arquivo 4 vezes da App Store num iPhone sem jailbreak e o app sempre travava durante a inicialização. Honestamente eu nem consegui testar esse programa. Dando uma olhada nos comentários deixados por outros usuários na App Store, parece que eu estou longe de ser o único que teve esse tipo de problema. Não consigo entender como uma empresa atualiza um app e o quebra no processo. E pior ainda: como permite que o app quebrado fique disponível para download sem tomar nenhuma providência. Ainda mais sendo uma marca de uma empresa enorme como a Abril.

Nos nossos testes, o app não passou da tela para escolha do time favorito.

O TAM Futebol também não nos dá muita oportunidade de comentar. Esse app até consegue abrir e obter algumas informações sobre as tabelas do Brasileirão e sobre o seu time de escolha, mas chega a ser engraçado o tanto que ele é desatualizado. No meu caso, o aplicativo não tem nenhuma informação sobre o Flamengo após a 8ª rodada do Brasileirão 2011. Para se ter uma idéia, no momento da redação desse post, o campeonato está depois da 30ª rodada. Parece que o app foi abandonado pela empresa, só que alguém esqueceu de tirar ele da App Store. Como se não bastasse, o aplicativo trava frequentemente, sendo que eu não consegui navegar mais de 3 minutos seguidos sem ter que fechar e abrir o programa novamente.

Essas imagens foram obtidas na semana da 32ª rodada do Brasileirão 2011.

O Sporty Trader talvez nem devesse estar nesta lista. O problema desse app talvez seja culpa da App Store. Apesar dele estar ao lado de apps de notícias e transmissão de jogos de futebol ele é na verdade um aplicativo para apostas, onde vários jogos europeus (acho que isso nem é legal no Brasil) são mostrados e o usuário pode ver dicas de apostas e a progressão dos jogos em tempo real (no entanto, resultados do Brasileirão e resultados anteriores da seleção brasileira não podem ser encontrados). A única aplicação que o app tem para ser usado aqui é que ele trás uma tabela atualizada do Brasileirão 2011, mas só o trabalho que se tem para encontrar a bendita da tabela faz o app nem passar perto de valer a pena. Novamente, acho que isso pode ser um problema de indexação do aplicativo pela App Store.

Note as guias para dicas de apostas e a quantidade de campeonatos europeus.

E aí? O que achou desses apps? O Brasileirão 2011 ainda está embolado nas duas pontas da tabela! Ainda dá tempo de você correr e testar os apps dessa lista para passar a acompanhar os jogos do seu time favorito direto do seu iPhone ou iPad. E não se esqueça que as Olimpíadas já estão pertinho!

Publicado em outubro 17, 2011, em Apps iOS e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Solicito aos bloggers os melhores apps de Android para acompanhar o campeonato de Hóquei ;)

  2. Não sei de hóquei, mas já ví de futebol americano!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: