Atualize o seu iPhone, iPod ou iPad pra o iOS 5

O novo sistema operacional móvel da Apple está no ar desde terça-feira (12/10/2011). Nos primeiros dias depois do lançamento os servidores da Apple ficaram completamente sobrecarregados e muita gente não conseguiu atualizar o seu iDevice. O TD Gadgets já fez um post a respeito das maiores novidades do iOS 5 e agora nós vamos ensinar como fazer a atualização de forma segura e rápida, sem perder nenhum dado do seu aparelho. Pronto? Pegue um café, prepare um pouco de sua paciência que ao final desse tutorial você estará com o sistema operacional de smartphones mais modernos da atualidade.

Siga esse tutorial para atualizar o seu iDevice para o novo iOS 5.

De forma resumida esse tutorial irá lhe guiar pelos passos para executar a atualização completa do seu iPhone, iPad ou iPod para o novo iOS 5. O processo é muito simples e o único cuidado que deve ser tomado é garantir que o aparelho não perderá nenhuma informação no processo.

Passo 1: Faça uma faxina na memória do aparelho

Nos próximos passos você vai perceber que uma das partes cruciais na atualização do seu aparelho é o processo de backup. Se você possui uma grande quantidade de fotos, vídeos, músicas, contatos e apps que não são utilizados há muito tempo, toda essa quantidade de informação irá fazer com que o backup seja muito demorado.

É recomendado que você tire todas as fotos do telefone e todas as músicas também, além de desinstalar qualquer app que você não usa há muito tempo e não pretende usar no futuro. As fotos podem ser transferidas para o seu computador pessoal, Mac ou Windows. No Mac basta você usar o iPhoto para importar essas fotos do iDevice (selecionando a opção de apagar as fotos no aparelho depois da importação). Num computador rodando Windows é só conectar o aparelho a uma porta USB e esperar a instalação automática de qualquer driver necessário. Depois basta navegar até as pastas contendo as fotos pelo menu Explorar (normalmente essa pasta se chama DCIM). Para apagar as músicas você tem que abrir o iTunes e então fazer uma sincronização vazia na aba Músicas dentro do próprio programa. Os apps não usados podem ser apagados diretamente no aparelho; basta segurar o dedo sobre o app que deseja eliminar até que um pequeno “X” apareça no canto esquerdo superior do ícone. Clicar no “X” desinstala completamente o aplicativo escolhido.

Por favor note que essa faxina não é necessária! O iTunes consegue fazer backup de praticamente todos os dados do telefone antes de atualizar o sistema, mas essa limpeza tornará o processo mais rápido.

Passo 2: Faça o backup do iDevice e transfira qualquer compra nova

Fazer o backup é bastante simples. Uma vez com o iDevice conectado ao computador através de um cabo USB basta você abrir o iTunes e encontrar o seu aparelho na barra lateral esquerda do programa. Uma vez encontrado, é só clicar com o botão direito no ícone e selecionar a opção “Backup” (Mac) ou “Cópias de Segurança” (Windows) e esperar até o processo terminar (elipse azul). Se você for um pouco paranóico você pode fazer o backup dos seus contatos e calendários separadamente, também no iTunes, clicando na aba “Informações” (elipse vermelha) e selecionando o serviço de sincronização desejado (Google Calendar, Contatos do Windows, Outlook etc…).

Opção para backup geral (elipse azul) e sincronização de contatos e calendários (elipse vermelha) de iDevices no iTunes.

Importante: Se você estiver ligando o seu iDevice num determinado computador pela primeira vez é importante que você antes autorize o computador e transfira as compras feitas na App Store a partir do telefone. No menu “Loja” você encontra a opção “Autorizar Este Computador” e no menu “Arquivo” você encontra a opção “Transferir Compras de iPhone”. Esse processo tem que ser feito para que os apps sejam incluídos no backup, caso contrário os aplicativos não serão recolocados automaticamente no aparelho durante a atualização para o iOS 5.

Passo 3: Atualizar o iTunes

O iOS 5 só pode ser instalado pela última versão do iTunes, a 10.5. Talvez você já até tenha a nova versão do programa se você andou usando o iTunes nos últimos dias, mas para garantir basta clicar no menu “Ajuda” e então “Buscar Atualizações”. Caso o seu sistema já esteja atualizado para a versão 10.5 você será avisado. Se preferir, também é possível baixar a última versão diretamente nesse link.

Passo 4: Instalar o iOS 5

A instalação em si é muito simples. Normalmente o iTunes detecta automaticamente que o seu iDevice não está rodando a última versão do iOS e assim que você o conectar na versão mais nova do iTunes, uma janela irá oferecer o download e a instalação do iOS 5. Caso isso aconteça, basta você seguir as instruções da tela para completar o processo, que pode levar bastante tempo dependendo do tamanho do backup e da velocidade do download do novo iOS, que tem um pouco mais de 700MB de tamanho.

Caso o seu iTunes não ofereça a atualização automaticamente, basta você se dirigir ao ícone do aparelho na barra lateral esquerda do programa e clicar com o botão esquerdo. Na janela principal uma tela de resumo das informações do seu iDevice ficará disponível. Nessa tela, você deve clicar na opção “Buscar Atualização” e o processo inteiro será feito.

Pronto! Se tudo correu bem e se você lembrou de autorizar o seu computador, atualizar o iTunes e fazer o backup do iDevice, você provavelmente já estará usando o novo iOS. Uma última ressalva: o processo de download e instalação do iOS pode ser MUITO demorado, principalmente quando feito automaticamente através do iTunes. Existe a opção de você baixar o novo iOS diretamente da Apple, pelo seu navegador de internet. Isso pode ser útil se você não tiver tempo para baixar e instalar o iOS de uma vez só. Para verificar como isso pode ser feito, dê uma olhada neste outro tutorial.

E então? Conseguiu fazer a atualização? O que você está achando do iOS 5? Não deixe de nos contar nos comentários!

Publicado em outubro 16, 2011, em Apple, iPad, iPhone e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: