Confira as principais novidades do iOS 5

É isso! O novo sistema operacional da Apple para iPad, iPhone e iPod Touch está disponível desde terça-feira. O TD Gadgets teve tempo de testar o sistema e agora estamos fazendo a nossa primeira avaliação do iOS 5. Conheça todas as novidades do que muitos dizem ser o melhor sistema operacional para smartphones da atualidade.

Relevância

A primeira coisa importante é que o iOS 5, ao contrário do iPhone 4S, está sendo muito bem recebido pela comunidade de usuários. O novo sistema operacional está recheado de novidades interessantes e funções muito úteis para o usuário comum. A atualização para esse sistema é gratuita para todos os proprietários de iPhones 3GS, iPhone 4, iPod Touch da terceira e quarta gerações, além do iPad Original e iPad 2. Nesse post nós escreveremos sobre as principais novidades do novo iOS em cada uma das categorias abaixo:

Central de Notificação

Essa talvez seja uma das mais aguardadas novidades. O sistema de notificação antigo era intrusivo e sempre interrompia o que o usuário estava fazendo. Agora a Central de Notificação pode ser acessada por um simples gesto vertical na tela de qualquer iDevice. Uma coluna então aparece com todas as informações relevantes, como novos e-mails, mensagens, previsão do tempo e avisos pendentes de apps. Outra novidade é que agora quando o aparelho recebe alguma notificação enquanto o usuário está ocupado com alguma tarefa, uma discreta barra de notificação aparece e some sozinha, sem pausar ou interromper o que está sendo feito. Na figura abaixo temos um exemplo do novo sistema de notificações do iOS, comparado ao sistema antigo, da figura posterior.

Novo sistema de notificações e novo método de notificação não intrusivo.

No sistema antigo o usuário era completamente interrompido se alguma notificação ou mensagem fosse recebida.

A última mudança no sistema de notificação é que agora o usuário pode acessar um app que recebeu a notificação direto da tela de descanso. Um simples gesto lateral idêntico ao de destravar o telefone, mas feito em cima da notificação de determinado app, destrava o aparelho já direto no app em questão.

Um gesto lateral na notificação não só destrava o aparelho, mas o faz abrindo o app em questão.

iMessage

Esse é na verdade um novo app de mensagens nativo do iOS 5. Ele é capaz de mandar mensagem SMS e MMS normalmente, mas, caso o destinatário e o remetente possuam o iOS 5, as mensagem passam a poder conter fotos, textos, vídeos, avisos de recebimento e muito mais. Outra novidade é que as conversas são enviadas por 3G ou Wi-Fi e não são cobradas (não contam no plano de mensagens de operadoras), além de serem sincronizadas em qualquer iDevice rodando o novo sistema.

Exemplo das funções do iMessage o app que integra SMS com o novo sistema de conversa da Apple.

Newsstand ou Banca

Esse é outro app nativo do iOS 5. Ele funciona com assinaturas de jornais ou revistas que você pode receber diretamente no seu iDevice. Todas as suas assinaturas são sincronizadas através da nuvem e é perfeitamente possível fazer compras direto da App Store do Brasil, basta clicar no link Store, ou Loja, dentro do próprio app. O difícil é encontrar conteúdo em português ou grátis. O serviço funciona realmente muito bem e os preços são muito atrativos, sendo que assinaturas de bons jornais internacionais podem ficar abaixo dos US$ 50,00 anuais.

Exemplo do Newsstand, ou Banca, funcionando no iPhone.

Lembretes

Essa nova ferramenta é um híbrido entre o app notas e o app calendário. Ele funciona como um repositório de listas ou tarefas que você pode preencher com basicamente o que quiser. O programa então pode ser configurado para lhe mandar uma notificação sobre a tarefa em determinado horário ou quando você chegar ou sair de algum lugar. Esse tipo de função de localização se chama Geo Fencing (ou Cerca Geográfica), onde o GPS do aparelho é usado para determinar uma fronteira virtual. Quando o usuário então sai ou entra nessa cerca o app cria uma notificação sobre o lembrete. Infelizmente essa função parece ser exclusiva do iPhone e não é replicada no iPad ou no iPod Touch. Nesses aparelhos as notificações só podem ser dadas com base em horários.

Outra função interessante desse app é que ele mantém os seus lembretes sincronizados no iCal ou no Outlook, ou seja, o seu PC rodando Mac OS ou Windows terá sempre os lembretes disponíveis. Além disso, os lembretes são também mantidos em sincronia com outros iDevices.

Exemplo do uso do app Lembretes no iPhone, associado à função Geo Fencing, marcada para emitir notificação quando o usuário deixar determinada localização.

Câmera e Fotos

Finalmente a Apple deixou um pouco da teimosia de lado e colocou algumas funções básicas no app de câmera. Agora o usuário pode usar o botão de aumentar o volume para tirar fotos no iPhone. Além disso, um clique duplo no botão Home quando o telefone está travado faz com que um ícone de acesso rápido à câmera apareça. Quem sabe a frustração que é ter que desbloquear o telefone, abrir o app da câmera e então ter que segurar o aparelho só com uma mão porque a outra tem que estar livre para apertar o botão de disparo, sabe que esta atualização é mais do que bem vinda! A última novidade desse app é que agora o usuário pode selecionar uma grade para facilitar a composição das fotos. Essa opção se encontra no menu que antes continha somente a opção DHR (aquela de tirar fotos com exposições diferentes, que foi lançada com o iPhone 4).

O app de Fotos também foi melhorado e agora suporta edição simples das imagens direto no iDevice, além de possibilitar a função Photo Stream, que é a sincronização sem fio de um grupo de imagens selecionadas entre qualquer aparelho rodando o iOS 5.

Exemplo de algumas das novidades na Câmera do iOS 5, incluindo o atalho na tela de travamento e as linhas de grade..

Safari

Honestamente? O Safari para iOS sempre foi um navegador extremamente limitado, em comparação com seus irmãos iChromy e Opera, por exemplo. No entanto, no iOS 5 o app melhorou bastante e agora trás consigo várias funções interessantes. A primeira delas é que agora a navegação no iPad pode ser feita em abas, assim como você provavelmente já faz no seu computador. Outras duas novidades interessantes são o Reader (Leitor) e a Reading List (Lista de Leitura). O Reader permite que páginas da internet sejam reconfiguradas para facilitar a leitura em aparelhos de tela menor e sensível ao toque, como é o caso de todos os iDevices. O foco é mesmo texto, ou seja, a função tenta eliminar tudo que não faça parte do artigo que o usuário está tentando ler.

Exemplo da faxina que o Reader faz em páginas da internet destinadas à leitura de artigos.

A lista de leitura é na verdade uma função de sincronização de favoritos entre iDevices. Ou seja, se você adiciona uma página à lista, para a mesma ser lida mais tarde, a mesma página aparece na lista de leitura de todos os seus outros iDevices e até mesmo no Safari do seu computador, se ele for um Mac com a última versão do Lion instalada.

Função Sem-PC

Lembra quando você abriu a caixa do seu primeiro iPod, iPhone ou iPad todo animado para começar a usar o aparelho? Infelizmente você provavelmente se deparou numa tela como essa:

A tela deprimente que todo mundo encontrava quando ligava o seu iDevice pela primeira vez.

Agora novos iDevices podem ser configurados sem o auxílio de um computador. Na verdade, essa função vai muito além disso. No iOS 5 você não precisa de um PC para nada. Backups, download de apps, edição de fotos, download de músicas, manipulação de calendários… tudo pode ser feito diretamente no aparelho. Agora, quem liga um iDevice pela primeira vez encontra uma das telas simpáticas abaixo. É importante notar que todas essas possibilidades só são realidade por conta do serviço iCloud, que é a solução de computação em nuvem da Apple. Isso é assunto para um post inteiro, que você logo poderá encontrar por aqui. Mas você já pode acessar a página da Apple aqui para matar a curiosidade.

Outra função do iOS 5 que livra o usuário de cabos é a possibilidade de sincronização Wi-Fi com o iTunes. Essa ferramenta permite que toda vez que um iDevice se encontre numa rede Wi-Fi ou ligado na tomada ele estabeleça uma conexão com o iTunes para fazer backups e baixar aplicativos novos, músicas ou fotos.

A tão sonhada vida com seu iPad sem a necessidade de um PC finalmente é possível.

O Resto

Segundo a Apple, o novo iOS 5 trás mais de 200 novidades, ao todo. Claro que nesse post não dá para falar de tudo e o usuário vai descobrindo essas funções aos poucos. De forma bem resumida, alguns pontos que ainda merecem destaque são a integração com o Twitter, os gestos multi-tarefas no iPad e a possibilidade de manipulação real de calendários.

A integração com o Twitter pode ser notata por todo o sistema. Toda foto, texto e basicamente qualquer novidade pode ser compartilhada no Twitter direto do sistema operacional. Nos apps integrados, basta o usuário selecionar a opção Tweet (claro, que é necessário que você configure uma conta no serviço dentro do app Configurações).

Exemplo do menu de um app integrado ao Twitter. Aos poucos mais e mais apps irão suportar essa função.

Os gestos multi-tarefas são algo que há muito já existia em iPads com jailbreak. No novo iOS o usuário pode fazer um gesto lateral com os quatro dedos na tela para alternar entre apps que estejam abertos em segundo plano. Ficou bem mais prático do que o clique duplo no botão Home, como era antigamente.

Exemplo do gesto usado para alternar entre programas abertos no iPad.

A questão do calendário é na verdade bastante boba. Antigamente o usuário podia acrescentar, editar e apagar compromissos dentre os diversos calendários do iDevice, mas não era possível criar e deletar o calendário em si. Isso passa a ser possível no iOS 5.

Observações

Conforme dito anteriormente, várias das funções discutidas nesse post, principalmente aquelas que envolvem manter iDevices sincronizados sem o auxílio de cabos, são na verdade mérito da iCloud e não do iOS 5 em si. Nós escolhemos falar desse serviço num outro post, justamente para evitar a confusão que muita gente está fazendo, achando que o iCloud é um app do iOS 5. Para ficar mais fácil de entender, basta lembrar que o iCloud já estava parcialmente disponível há meses! Toda vez que você baixava um novo app num iPhone, você podia ver o mesmo app aparecendo como comprado ao acessar a App Store de um outro aparelho. O iOS 5 só é o sistema com mais integração a esse tal serviço iCloud. Fique ligado para a nossa revisão sobre essa ferramenta (em breve!).

Um último detalhe é sobre o tal de Siri! Esse é o nome do programa da Apple que serve de assistente pessoal e que obedece a comandos verbais inteligentes. Você deve estar se perguntando: essa é a maior novidade do iOS 5! Porquê esse post não falou disso? É porque o Siri só está disponível no iPhone 4S, ou seja, não é exatamente um função do iOS 5! Confira esse nosso outro post para saber mais sobre essa confusão.

Conclusão

Uau! Isso é o que temos para falar sobre o iOS 5. Vale a pena atualizar? Claro! A não ser que você faça questão de jailbreak, onde talvez seja melhor esperar! Na minha opinião esse é mesmo o melhor sistema operacional de smartphones no mercado atualmente (e confesso que fiquei bem mais animado com ele do que com o iPhone 4S). No entanto, não podemos esquecer que o Android e o Windows Phone estão sendo atualizados novamente, com a versão Ice Cream Sandwich e Mango, respectivamente. Será que a Apple vai acompanhar a concorrência? Será que o iOS 5 vai ficar na frente? Deixe sua opinião nos comentários! E não deixe de visitar esse outro post para saber o que fazer para atualizar o seu iDevice para o iOS 5 de forma segura e rápida.

Publicado em outubro 15, 2011, em Apple, Gadgets, iPad, iPhone, Nuvem e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: