Siri, o assistente de voz do iPhone 4S! E só do iPhone 4S!

Muito está sendo debatido sobre o novo sistema operacional móvel da Apple, o iOS 5. A empresa fez, como sempre, muito barulho para seu lançamento e ele de fato trás uma série de atualizações importantes. O sistema de notificação está melhorado, alguns novos apps nativos estão disponíveis, há maior integração de redes sociais, além do tão esperado iCloud. Nós estaremos fazendo posts explicando melhor cada uma dessas funções nos próximos dias, mas o maior estardalhaço está sendo feito sobre a ferramenta Siri, que é o assistente pessoal da Apple. Essa ferramenta, mantida em absoluto (ou quase) segredo durante todo o processo de teste do iOS 5, foi revelada no dia do lançamento do iPhone 4S. Na verdade, para muita gente, foi o que salvou o evento de lançamento do novo iPhone, que manteve a mesma cara do modelo anterior e só foi melhorado internamente. O Siri parece mesmo ser fantástico e agora estará disponível em sua versão Beta no iPhone 4S e somente no iPhone 4S. Usuários do iPad 2, do iPhone 4 e, claro, do iPad Original não poderão experimentar a ferramenta… Porquê? A verdade é que ninguém sabe, mas nesse post nós vamos discutir algumas possibilidades. Cuidado: se você possui uma tatuagem da maçã ou se você pensou em suicídio quando o Sr. Jobs morreu, talvez esse post não seja para você!

Conheça o assistente pessoal da Apple e dê sua opinião sobre porque somente o iPhone 4S poderá usá-lo.

A primeira coisa que quero deixar claro: o Siri parece ser absolutamente fantástico. A idéia é que você pode falar com o seu celular de forma natural e que ele então escute o que você disse, interprete a sua mensagem e responda de forma adequada. Outra coisa importante para se ter em mente: não existe nada igual no mercado de telefones e tablets! Claro que o Android, o Windows Mobile e a Blackberry possuem software para comandos verbais, mas esses programas conseguem reconhecer um lista limitada de comandos muito específicos. Ou seja, você pode dar algumas ordens memorizadas para serem executadas pelo aparelho, mas se você tentar falar naturalmente, não será entendido.

Um bom exemplo disso pode ser visto no vídeo promocional da Apple abaixo. Tenha em mente que todo mundo que conseguiu testar o Siri até agora concordou que o vídeo não parece ter exageros. Ao contrário de outros celulares que você tem que dizer algo como “Ligar para Fulano de Tal, celular!”, no Siri você pode dizer “Dá uma ligada pro celular da minha namorada, por favor!” e ele irá interpretar que você deseja fazer uma ligação e ele irá saber quem, dentre todos os seus contatos, é a sua namorada. Impressionante, não?

Mas nem tudo são flores nessa história. O Siri está sendo lançado em Beta (versão de testes) e só estará disponível para usuários do iPhone 4S. A Apple está sendo curiosamente cuidadosa ao não deixar claro se o Siri é uma ferramenta do iOS 5 ou do novo iPhone. No seu site por exemplo, o Siri é colocado como uma das funções do iPhone 4S, mas não pode ser encontrado na página do iOS 5, o que é muito estranho, já que ele é uma ferramenta de software e não deveria ser dependende do telefone em si. Alguns executivos da Apple já deram entrevista dizendo que o iPhone 4 não seria capaz de rodar a ferramenta de forma adequada devido à sua capacidade de processamento inferior. Mas e o iPad 2, que é praticamente igual ao iPhone 4S, em termos de hardware?

Alguns mais otimistas estão atribuindo a ausência da ferramenta nos outros iDevices ao estado de Beta do Siri. Ou seja, essas pessoas acham que uma vez que os testes acabarem, o Siri será disponibilizado nos outros aparelhos. Um outro bom argumento é que a Apple não está disponibilizando o Siri em outras plataformas para não sobrecarregar o sistema. De fato, o Siri precisa de internet para funcionar, já que ele interpreta tudo o que você está dizendo depois de consultar os servidores da Apple. Apesar de estranho, isso pode ser justificado de forma simples: se a Apple cria um banco de dados inteligente central, o reconhecimento vocal tende a ser muito mais eficiente e universal, ou seja, o Siri aprende a partir de milhões de usuários diferentes e não só com você. Isso potencialmente melhora muito a qualidade do serviço. O argumento dessas pessoas é que se todos os usuários do iOS 5 (tanto do iPad Original, quanto do iPad 2 e do iPhone 4) usassem o Siri ao mesmo tempo, os servidores da empresa simplesmente não suportariam o tráfego e o serviço teria falhas, ao menos por enquanto com o serviço sendo novidade e todo mundo testando. Nesse caso, talvez a Apple disponibilizasse a ferramenta para os outros iDevices aos poucos, para que a intensidade de uso não fosse tão grande.

Há também quem ache que o motivo real da disponibilização do Siri exclusivamente para o iPhone 4S seja mais perverso… Qual o motivo da compra do novo iPhone, senão pelo Siri? Eu sei que o novo aparelho tem processador de dois núcleos, mas o meu iPhone 4 não engasga em nenhuma tarefa que eu tente executar nele… Eu sei que o Infinity Blade II só consegue rodar no novo iPhone, mas francamente jogar no celular nunca é uma experiência magnífica (pelo menos para mim), sendo que eu mesmo só uso o telefone para jogos enquanto estou numa fila ou esperando qualquer outra coisa… Eu sei que agora o iPhone é um telefone global, com uma antena GSM e outra CDMA, mas eu não costumo fazer viagens internacionais onde eu precise do telefone e quando isso acontece é sempre muito fácil achar uma operadora GSM para conseguir um chip pré-pago… Ou seja, o novo iPhone 4S tem várias coisas legais, mas as únicas mudanças realmente excitantes são a nova câmera e o Siri! Talvez a limitação de disponibilidade do Siri seja mesmo só uma questão de mercado, para garantir que as vendas completamente absurdas do novo iPhone (que já vendeu milhões de unidades só na pré-venda) não sejam ignoradas por aqueles que já possuem um iPhone 4.

iPhone 4 ou 4$? Até usar o Siri ou tirar uma foto é quase impossível saber!

Na minha opinião existe uma última possibilidade e que confesso me dá raiva só de imaginar. A exclusividade do Siri no iPhone 4S pode ser mais um exemplo da Apple lhe convencendo do que é melhor para você! Que a empresa é teimosa todo mundo sabe, afinal qual  o motivo do iOS no iPad não incluir uma calculadora? Porquê só no iOS 5 que a tela de travamento do iPhone ganhou um atalho para a câmera? Qual o motivo de só agora ser possível usar o botão de volume para bater uma foto? Como é que demorou tanto para o iOS incluir a função de compartilhamento de internet (tethering)? Todas essas mudanças não foram realmente avanços na tecnologia. Foram funções deliberadamente limitadas pela Apple. Há quem diga que a Apple tem uma filosofia específica à qual, faça chuva ou faça sol, ela tenta se manter fiel (e isso deixa os fãs da empresa ainda mais inspirados pela marca). Há quem diga que a empresa só segura a mão nas coisas para não dar corda para a comunidade jailbreak (aonde a maioria dessas funções aparece primeiro) e para ter sempre novidades a serem lançadas com o passar do tempo (para o iOS sempre ter algo de novo). O que eu quero dizer é que talvez a Apple ache que o Siri só combina com um aparelho pequeno, que pode ser usado no bolso e que o iPad 2 só não compartilhe dessa vocação. Se isso for verdade, pode esquecer de lançamentos oficiais do Siri para outras plataformas móveis. O fato é que só nos resta esperar para ver se, quando o Siri deixar de ser Beta, ele estará disponível nos outros aparelhos ou se a Apple nem sequer planeja colocar a função em outras plataformas. Se esse for o caso é mesmo rezar para que os deuses do jailbreak consigam exportar a função para os outros iDevices (ou então começar a economizar para o iPhone 4S).

E você, o que acha? Qual a sua opinião sobre o Siri ser exclusivamente so iPhone 4$? Vale o investimento? Alguém entendeu a brincadeira com o nome do iPhone? Não deixe de comentar!

Publicado em outubro 13, 2011, em Apps iOS, Gadgets, iPad, iPhone e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Deveras interessante!
    Aguardo muito para poder verificar o SIRI e como poderemos tirar fotos mais qualitativamente legais!

  2. Eles só não chamaram de skynet pra não dar muita bandeira…

  1. Pingback: Confira as principais novidades do iOS 5 « TD Gadgets

  2. Pingback: Saiba tudo sobre o iPhone 4S, o último lançamento da Apple « TD Gadgets

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: