Instale simultaneamente todos os seus programas com o Ninite

Todos já passamos pela desagradável experiência de acabar de ligar o nosso computador novo (ou então depois de ligar o nosso antigo computador recém formatado) e, depois de esperar o Windows fazer um monte de perguntas (nome de usuário, senha, política de atualização e até o fuso horário) descobrimos que nós não estamos com aquele programa que consegue tocar os filmes em alta definição, que o iTunes que sincroniza com o nosso iPod ainda não está instalado, que você ainda precisa baixar e instalar um antivírus, que o Messenger não veio instalado e que o seu navegador favorito também ainda tem que ser encontrado. A partir daí você passa vários minutos navegando na internet procurando cada um dos programas, além de gastar um tempo enorme esperando o download de todos eles e mais uma eternidade concordando com contratos de uso que ninguém nunca lê para, enfim, clicar em várias janelas diferentes até finalmente conseguir instalar os seus programas favoritos e poder, de fato, começar a usar o computador. Ainda tem gente que durante as próximas semanas vai descobrir que precisa instalar o plugin do Flash para ver vídeos no YouTube, que está sem programa para ler .pdf, sem qualquer tipo de utilitário que abra .rar e sem nenhum aplicativo que maneje torrents. Frustante, não? É para evitar esse tipo de dor de cabeça que empresas como a Secure By Design estão criando ferramentas como o Ninite.

Você carregando seus plugins e programas.

O Ninite é uma ferramenta online para o download, instalação e atualização de vários aplicativos de forma simples, rápida e simultânea. Usuários individuais com apenas uma ou algumas máquinas pessoais podem usar a versão completamente grátis que deixa você selecionar uma série de freewares (e sharewares) muito úteis. Os aplicativos são dividos em diversas categorias como Navegadores, Aplicativos de Mensagem, Mídia, Imagem e Antivírus. Basta o usuário ir até o site www.ninite.com e selecionar quais programas deseja usar. No fim da página tem um botão para baixar o pacote de programas que você selecionou (todos os programas vêm num único arquivo com o símbolo do Ninite). Uma vez que você excecutar o arquivo baixado, o Ninte começará então a fazer todo o trabalho de baixar e instalar, em segundo plano, tudo o que você pediu.

A seleção do Ninite é muito boa e ampla. A base de dados deles está sempre crescendo e qualquer usuário pode inclusive deixar sugestões de aplicativos a serem incluidos. Outra coisa que vale a pena ressaltar é que o Ninite tem programas famosos na sua base de dados. Você não precisa se contentar em usar programas alternativos que ninguém nunca ouviu falar. Como pode ser visto na figura abaixo, alguns dos programas disponíveis incluem iTunes, VLC, Media Monkey, Google Chrome, Firefox, Skype, Messenger, Picasa, Adobe Reader, Foxit Reader, AVG, Microsoft Security Essentials, uTorrent, eMule, Dropbox e WinRAR.

Exemplo de aplicativos disponíveis através do Ninite.

Outra vantagem é que todos os programas vêm completamente livres de junkware, que são aqueles montes de aditivos que programas grátis conter, como barras de navegação especiais, propagandas e outras bobagens que só servem para poluir seu computador e deixá-lo mais lento. Existe uma outra versão paga do Ninite para quem trabalha com manutenção de computadores e precisa de mais algumas ferramentas especiais, como customização da base de dados e manutenção de um cache local dos programas. Se você trabalha com esse tipo de serviço, com certeza vale a pena conferir os preços deles.

Por um valor adicional de U$ 9,99 anuais, a empresa também disponibiliza o Ninite Updater, um programa que mantém qualquer aplicativo do seu computador atualizado, independente dele estar na base de dados original do Ninite ou não. Esse pequeno utilitário também consegue atualizar tudo em segundo plano e pode economizar ainda mais tempo de pessoas que usam muitos programas diferentes no dia-a-dia.

Gostou dessa ferramenta? Conte sua história ou experiência nos comentários abaixo.

Publicado em outubro 13, 2011, em Web Apps e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Intrigante!!! NINITE AI VAMOS NOS!

  2. Windows seria muito mais chato se não fosse pelo ninite.
    Mas não entendo muito a necessidade de uma versão para linux, já que dá pra instalar tudo com uma linha só de apt-get.

    • Hum… No Brasil pelo menos algumas máquinas são vendidas com Ubuntu para o consumidor final leigo. Acho que nesse caso o Ninite acaba facilitando o uso, já que esse tipo de distro do Linux nem sempre é usada por pessoas confortáveis com o uso de linhas de comando. Alguns órgãos públicos também exigem uso de Linux nas máquinas de trabalho. Quem está acostumado com a interface do Windows pode penar para instalar programas de maneira simultânea, se for depender de linhas de comando.

  3. Que mágico! Achei que era tipo uma coisa que vc tinha que configurar o.o mas tá tudo lá no site rapidinho! Será que eles estão sempre com as últimas versões do programa pra instalar? Se for o caso vou experimentar. Nunca tinha ido atrás antes justamente porque eu aproveito a formatação pra caçar as últimas versões dos programas..

    Muita coisa também tá só na versão trial… Mas já economiza uma meia dúzia de instalações. Por sinal, falta o MusicBee aí, melhor player pra mim até agora, tem os melhores aspectos do winamp, foobar e itunes. Bem, pelo menos as coisas que eu gosto mais.

    • Geralmente eles estão bem atualizados sim. Talvez não com a versão que saiu ontem, mas fora isso eu vejo muitas versões atuais lá.

      Os aplicativos trial são geralmente só os pagos, tipo Office e WinRar (7-Zip é melhor anyway).

      Eles não tem o MusicBee mas tem o MediaMonkey, que muita gente gosta também. E você pode sugerir o MB no fórum, eles vão adicionando coisas populares.

      A única coisa que eu não gosto é que o Steam fica instalado no Arquivos de Programas/ e o meu drive C: não tem espaço para altos jogos…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: