Seus antepassados tinham um sexto sentido!

Eu... eu vejo eletricidade.

Ao contrário do que filmes e desenhos nos ensinaram, o sexto* sentido não se trata de habilidades sobrenaturais. Chamado de eletroreceptividade, este sexto sentido é a capacidade de detectar pequenas variações no campo elétrico causada por organismos vivos e está presente em golfinhos, por exemplo.

Na edição de 11 de outubro da revista Nature Communications foi publicado um estudo que reúne mais de 25 anos de pesquisas concluindo que a maioria dos vertebrados, cerca de 30.000 espécies terrestres (incluindo os humanos!) e aproximadamente o mesmo número de espécies de Actinopterygii, descendem de um ancestral comum que possuía um sistema eletroreceptivo muito bem desenvolvido.

Willy Bemis, Professor de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Cornell e autor sênior do trabalho, diz:

Centenas de milhões de anos atrás, houve uma grande divisão na árvore evolucionária dos vertebrados. Uma linhagem deu orígem aos Actinopterygii, enquanto que a outra resultou nos Sarcopterygii; este segundo grupo evoluiu para os vertebrados terrestres.

Bemis diz também que alguns vertebrados terrestres, como as salamandras, ainda possuem a eletroreceptividade e eram, até o momento, os melhores candidatos para o estudo do desenvolvimento deste sistema sensorial, e que não se sabia se estes orgãos entre diferentes espécies pertenciam a grupos evolucionários diferentes.

Com o resultado deste estudo pesquisadores chegam mais perto de entender como se parecia o ancestral comum a estas duas linhagens.

*Eu sei, pela contagem de muitos cientistas temos muito mais que 5 sentidos. Mas é isso que aprendemos na escola e eu não queria perder a piada!

Publicado em outubro 12, 2011, em Ciência e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Gostei de colocar post de coisas interessantes e nao soh de iphones e androids. Os golfinhos sao GADGETs tambem!

  2. ERRATA: nao fui eu qm colocou o post nao! eu gostei que o site mae dina colocou post de outras coisas interessantes tambem!!!

  3. Certeza que tem a ver com aquela agonia que dá quando vai chegando a caneta perto da testa.

    Hora de elevar o cosmo!

Deixe um comentário