Facebook finalmente lança app oficial para iPad

Bom, já não era sem tempo! Desde ontem a tarde (11/10/2011) o Facebook lançou o primeiro app oficial da plataforma para iPad (e atualizou o app para iPhone). Há muito os usuários de iPad reclamavam que a App Store possui diversos aplicativos para manejar e visualizar seu perfil no site, mas todos eles possuem algum tipo de inconveniência. Vários deles carregam uma enorme quantidade de propagandas intrusivas que dificultam a navegação, enquanto outros trazem uma interface complicada, cheia de ícones com resolução pobre e menus complicados. Outra coisa que incomodava muita gente é ter que colocar a senha do seu Facebook num serviço de outra empresa muito menor e normalmente completamente desconhecida (claro que os app só usavam a sua senha para a autenticação com o próprio Facebook, mas a sensação de segurança ainda era baixa). Muita gente, e eu me incluo nesse grupo, acabava acessando o Facebook do Safari (que é o navegador de internet dos sistemas iOS).

Confira nesse post as principais características desse novo app gratuito e decida se vale a pena tê-lo.

A primeira coisa que vale apontar é que o Facebook possuia um app oficial para iPhone há mais de um ano e o app para iPad já estava pronto há muito tempo, inclusive houve um engano por parte da empresa que disponibilizou o aplicativo para iPad na App Store por cerca de 2-4 horas há mais ou menos 1 mês atrás. Não dá pra entender o porquê de tanta demora no lançamento, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo?

O app é bem simples e de interface limpa. A partir dessa última atualização ele passa a ser um app híbrido, ou seja, funciona tanto no iPhone quanto no iPad. A interface nas duas plataformas agora é a mesma e posso dizer que melhorou bastante! O usuário agora encontra a visualização dividida em 3 colunas: uma dedicada ao menus de comando e configuração; uma dedicada ao seu mural, ao mural dos seus amigos ou ao feed de notícias dos seus amigos; e uma terceira e última coluna que aparece intermitentemente e que é o espaço para chat, dentro do próprio app. No iPhone essas colunas são apresentadas uma de cada vez, devido à limitação imposta pelo tamanho da tela. Imagens dos aplicativos rodando no iPad e no iPhone podem ser vistas abaixo:

Coluna de menus, que pode ser encontrada com um gesto na lateral do iPad.

Interface do Facebook no iPhone depois da última atualização.

A nova possibilidade de interagir com o aplicativo por meio de gestos é intuitiva e prática. Ao passar os dedos pelos cantos das telas as colunas vão se redistribuindo, permitindo que você ofereça mais espaço em tela para aquilo que mais lhe interessa, seja o chat ou um vídeo no mural de um amigo. Outras ferramentas presentes no site também complementam a experiência de uso do app, sendo possível manejar as configurações das contas, mandar mensagens para outros usuários, marcar e verificar eventos, explorar os álbuns de fotos de outros usuários, além da polêmica função “Nearby”, que localiza em um mapa todas as pessoas que não desligaram essa opção nos aplicativos móveis do Facebook. Acho que é seguro dizer que não há nada faltando em termos de funções no app em comparação com o site do Facebook em si, sendo que mesmo aquelas funções que desrespeitam um pouco a sua privacidade estão presentes (ótimo!).

Uma função bem interessante e exclusiva da versão móvel do Facebook é a sugestão de apps. Nessa função o Facebook sugere alguns apps para iPhone ou iPad que podem ser baixados para melhorar ainda mais a interação social com amigos. No nosso caso, foi sugerido o Beluga e o Foursquare. O último ponto interessante é que o aplicativo permite que o usuário cadastre várias contas do Facebook, o que é particularmente útil se o iPad for dividido por mais de uma pessoa. Isso me permite, por exemplo, alternar entre a minha conta pessoal do Facebook e a conta do TD Gadgets.

E então? Finalmente podemos usar o Facebook no iPad. O que você achou? Vai usar ou prefere as soluções que já estavam disponíveis? Qual o seu app favorito para acessar o Facebook no computador, no celular ou em um tablet? Não deixe de responder nos comentários.

Publicado em outubro 12, 2011, em Apps iOS, iPad, iPhone e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Eu diria que para os amantes do IPHONE e que gostam mt do facebook, eh mt bom a versao do iphone. Melhorou horrores o fato deles terem melhorando a usabilidade das funcionalidades. Hoje acho mt confortavel usar o facebook no iphone. Obviamente no ipad tb!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: