Chega de iPhone, hoje falaremos de Android!

Começarei este post dizendo que TD Gadgets não é mais um blog sobre o iPhone. Foi apenas uma coincidência todos os posts até o momento possuirem o nome deste celular (inclusive este, é contagioso!).

Por isso o assunto de hoje é Android! Confiram aqui o que andam falando sobre o Galaxy Nexus, o próximo celular “Nexus” do Google que acompanha o lançamento do sistema operacional Ice Cream Sandwich.

Entendendo o Nexus

Esta linha especial sempre acompanha uma grande atualização do Android e é famosa pois tem o compromisso do Google em ser mantido em dia nas atualizações, um dos maiores problemas dos celulares Android. Outro ponto visto por muitos como grande atrativo é o fato dos Nexus não possuírem nenhuma remodelação do Android feita pelas fabricantes, em outras palavras, o Android dos celulares Nexus é a mais pura experiência Google.

Iniciando a família Nexus, em 5 de janeiro de 2010 o mundo foi apresentado ao Android 2.1 – Eclair com o Nexus One da HTC. E já finalizando, a família Nexus teve seu segundo membro apresentado em 16 de dezembro de 2010 quando foi lançado o Nexus S, da Samsung, apresentando o Android 2.3 – Gingerbread.

Primeiro: Nexus One. Em seguida: Nexus S. Qual será o próximo?

O próximo Nexus

É difícil ter alguma certeza antes do anúncio oficial, mas todos concordam que o próximo Nexus será novamente fabricado pela Samsung e, como o Nexus S, terá uma tela curva. Claro que todos concordam sobre isso porque semana passada a própria Samsung anunciou que estaria falando sobre o futuro do Android hoje (11/10/2011) no “Samsung Mobile Unpacked” durante o evento CTIA, como pode ser visto no vídeo abaixo. Infelizmente, com a morte do ex-CEO da Apple, Steve Jobs, a Samsung e o Google resolveram adiar o evento, em respeito a este que foi um dos grandes nomes da tecnologia.

Nas últimas semanas mais rumores começaram a aparecer, como o das especificações do aparelho:

CPU dual-core de 1.5 GHz acompanhado de um GPU também dual-core;
Câmera de 8 megapixels;
Uma enorme tela curva de 4.65” de Super AMOLED HD 720p (1280×720);
Antena dual-mode como no iPhone 4S (GSM/CDMA);
Bateria de 2050 mAh.

Para comparação, o Nexus S possui uma bateria de 1500 mAh. Isso significa que o aparelho aguentará muito tempo sem necessitar de uma recarga, ou que seu hardware gastará uma energia monumental. Se tivermos sorte sua bateria vai durar um dia inteiro.

Surgiu também um vídeo do suposto Galaxy Nexus rodando o Ice Cream Sandwich, como pode ser visto abaixo. Note que os botões, antes capacitivos, aparentam ser virtuais, ou seja, fazem parte da tela.

Nas figuras a seguir é fácil observar a semelhança com o Android presente nos tablets, o Honeycomb. Ficando mais evidente pela falta do botão da lupa, sendo substituída por uma barra de pesquisa que está sempre na parte superior da tela, da mesma forma que acontece nos tablets.

Imagem do celular em seu estado bloqueado. Ao encostar no cadeado visto na figura da esquerda as opções de desbloquear o celular ou ir direto à câmera aparecem, como pode ser visto na figura da direita.

A esquerda, widgets mais avançados e interativos e sua nova tela de seleção, semelhante aos presentes na versão Honeycomb. A direita, nova forma de organização das diferentes telas do celular, também semelhantes ao Honeycomb.

Da mesma forma que existe na versão atual, na figura da esquerda pode-se observar os apps recentemente utilizados. Na direita, o multitask semelhante ao presente no Honeycomb.

Um pouco sobre o Ice Cream Sandwich

Anunciado em maio deste ano com frases de impacto como “esta é a versão mais ambiciosa do Android”, a próxima versão do sistema operacional do Google promete unir o universo dos tablets, celulares e até mesmo televisores! Uma única versão para toda linha de aparelhos Android, facilitando assim o desenvolvimento de apps e por consequência criando uma transição mais suave para os usuários que passam de uma interface para a outra. Esta nova sobremesa promete também não ter requerimentos mínimos, isso significa suporte a todos celulares, novos ou velhos.
São algumas das novidades:

  • Reconhecimento e rastreamento não só de face mas até mesmo de seus olhos, nariz e boca! Por estar rodando com base na GPU (Graphics Processing Unit, que traduz do ingês como unidade de processamento gráfico) esta novidade consegue um desempenho incrível podendo rodar em até 500 frames por segundo!
  • Operador de câmera virtual – quando em uma vídeo conferência onde mais de uma pessoa divide a mesma câmera o aparelho reconhece quem está falando e realiza um zoom no rosto do orador;
  • Widgets melhores e mais ricos – semelhante aos presentes atualmente nos tablets com Android 3.0 (Honeycomb);
  • Melhor multitasking.

Tudo isso ainda esse ano!
Ansiosos? Desabafe no espaço de comentários abaixo! Faz bem, acredite.

Publicado em outubro 11, 2011, em Android e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. “apresentado em 16 de dezembro de 2011 quando foi lançado o Nexus S”
    2010, né?

    O interessante da antena dual-mode é que a Samsung já possuía a patente antes do iPhone 4S, acho que isso vai dar é mais munição para essa batalha legal:
    http://www.gsmarena.com/iphone_4s_antenna_furthers_apple_samsung_patent_war-news-3250.php

  2. Jonesmar César de Sousa Filho

    Muito legal, eu tenho um iPhone mas sempre achei o Nexus muito bonito.
    Esse modelo novo parece que vai manter a tradição.

  3. Além do Ice Cream Sandwich, parece que o novo Nexus vai ser uma fusão de tablet com celular também no tamanho do aparelho.

  4. Tablet com Celular seria algo interessante! se o meu IPAD falasse eu usaria ele como telefone!

  1. Pingback: Confira as principais novidades do iOS 5 « TD Gadgets

  2. Pingback: Confira as principais novidades do Android 4.0 Ice Cream Sandwich « TD Gadgets

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: