Parece que capas do iPhone 4 brasileiro não servirão no iPhone 4S

Fotos tiradas do novo iPhone 4S ao lado do antigo iPhone 4 GSM mostram uma pequena diferença na posição dos controles laterais. Uma das novidades do iPhone 4S é que ele é um telefone global (antenas GSM e CDMA embutidas) e parece que isso afetou um pouco as dimensões da nova cobertura metálica que cerca o telefone e que serve de antena para o aparelho. A diferença é pequena, mas capas que são projetadas de forma muito precisa e que não deixam muita folga para o encaixe dos botões, podem não servir no novo iPhone.

Pequena diferença na posição dos botões de controle na lateral do iPhone 4S (branco) e do iPhone 4 (preto).

Esse problema não é exatamente novo. Nos EUA a primeira operadora a ter o iPhone disponível foi a AT&T (uma operadora GSM). Nessa época notou-se que a antena metálica do iPhone, apesar de ser uma grande novidade em termos de design podia fazer com o sinal do telefone fosse diminuído ou completamente perdido, de acordo com a forma com que o usuário segurasse o aparelho. Todo mundo fez um grande escândalo com essa história. A Apple tentou botar panos quentes na coisa toda dizendo que isso era normal em qualquer tipo de aparelho e que no iPhone 4 a interferência seria inclusive menor. Para encerrar de vez o assunto, a Apple passou a distribuir gratuitamente uma capa bumper para iPhone 4 para todos os usuários que tinham comprado o telefone até antes dessa notícia sair.

O assunto voltou à tona alguns meses depois quando a Verizon (uma operadora americana CDMA) passou a vender o iPhone 4. Nos aparelhos dessa operadora os cortes na antena do telefone eram um pouco diferentes dos vendidos na AT&T. A Apple disse que era uma diferença necessária para comportar a tecnologia de telefonia diferente, mas muita gente ainda acha que esse foi o jeito discreto que a Apple arrumou de consertar o problema da antena sem admitir o erro cometido. A única diferença prática em termos de hardware era que os botões do iPhone 4 da Verizon eram deslocados cerca de 2mm para baixo. Capas que tinham um buraco grande para acesso aos botões não foram afetadas de forma significativa (incluindo o bumper distribuído gratuitamente pela Apple alguns meses antes), mas algumas capas mais apertadas não serviam nos telefones das duas operadoras.

Pequena diferença nas posições dos botões do iPhone Verizon (bumper vermelho) e iPhone AT&T (bumper azul).

Com o lançamento do iPhone 4S a novela voltou! Não dá para saber ainda se a diferença na posição dos botões do iPhone 4 e do iPhone 4S é a mesma diferença do iPhone AT&T e do iPhone Verizon. Vamos ter que esperar para ver. Para nós brasileiros (que ficamos de fora da confusão por só termos um tipo de iPhone vendido no Brasil) a maior preocupação é que os telefones nacionais são GSM e possuem o padrão de corte superior de antena  (a antena é cortada ao lado do espaço para fones de ouvido) e parece que o novo iPhone 4S possue corte lateral na antena. Resumindo, se você usa uma capa folgada no seu iPhone 4 brasileiro, com sorte ela servirá no novo iPhone. Se você usa uma capa apertada, feita sob medida para o iPhone 4 GSM, é bem provável que você terá que investir um dinheiro numa capinha nova.

Eu continuo achando que a Apple deveria avisar esse tipo de coisa ao invés de deixar os boatos se espalharem desse jeito! E você? O que acha? Não deixe de colocar sua opinião nos comentários logo abaixo.

Publicado em outubro 10, 2011, em Gadgets, iPhone e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Jonesmar César de Sousa Filho

    Eu acho qualquer afirmação sobre o assunto antes de sexta-feira é precipitada.
    Acho que pode acontecer sim, a Apple não é perfeita e também comete erros.
    Na minha opinião a Apple deve ter testado o bumper no novo iPhone 4S, caso não encaixe perfeitamente existiria um bumper para o iPhone 4 e outro para o 4S. (no site da Apple so tem 1).

  2. Apple… sempre surpreendendo seus fiéis seguidores!

  3. Eu não sei, mas uma coisa eu tenho certeza “consertar” é com “S” e não com “C” como está no texto. Entretanto, são boas observações a respeito da antena. Parabéns pelo texto!

  4. EHEHEHEHE, eh que a apple vai Concetar o problema gerando um grande CONSERTO=]

  5. Os produtos da apple sao tao bem elaborados que nus satisfais ate nos minimos detalhes

  1. Pingback: Saiba tudo sobre o iPhone 4S, o último lançamento da Apple « TD Gadgets

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: